A partir das dinâmicas propostas pelo ambiente digital, algumas novas perspectivas começam a ganhar destaque. Nesse caso, é preciso que os cookies sejam desmistificados de uma vez por todas.
É certo que todos que acessam a internet já passaram pela situação de acessar um site e se deparar com uma mensagem sobre a autorização desses arquivos.
Por causa disso, boa parte das pessoas pode ficar confusa com o fato de se elas devem ou não aceitar esse tipo de recurso.
Contudo, é importante ressaltar que esses arquivos não têm, a primeiro momento, um caráter nocivo para o dispositivo de acesso à internet.
O site de uma empresa que faz instalação de hidrante predial pode solicitar a autorização de seus usuários para a instalação de cookies.
Isso pode deixar o cliente confuso, mas é preciso ressaltar alguns pontos que esse recurso pode trazer para a experiência de navegação:
- Complementação textual;
- Aumento da velocidade;
- Compreensão de padrões;
- Navegabilidade fluida.
Esses são alguns recursos que a política de cookies pode trazer para aqueles que acessam um site de forma periódica. A partir de sua autorização, o computador consegue reconhecer e completar os campos cadastrais e de senha.
Essa pode ser uma comodidade bastante importante para aqueles que estão procurando uma navegabilidade mais fluida.
Um site de uma loja de brinquedos pode, em grande medida, proporcionar boas experiências para os seus clientes. Afinal de contas, quem tem crianças em casa, possivelmente, irá precisar comprar artigos infantis com uma certa frequência.
Por essa razão, garantir que a velocidade e outros aspectos de conforto do site sejam implementados é importante.
A loja do exemplo anterior, por exemplo, pode garantir para os seus clientes que já aceitaram os cookies uma série de facilidades quando eles forem procurar por itens de moda praia bebê 4 meses.
Isso somente é possibilitado através de uma série de recursos que vão reconhecer alguns padrões de navegação daquele público. Sendo assim, os cookies podem representar algumas vantagens importantes para quem os aceita.
No entanto, é importante que alguns cuidados sejam levados em consideração quando o assunto for aceitá-los ou não.
Definição de cookies
Para que se compreenda quais são as suas dinâmicas e, sobretudo, se devem ser aceitos ou não, é fundamental que os cookies sejam destrinchados. Há uma série de recursos presentes no ambiente digital que podem gerar um certo contingente de dúvidas.
No caso dos cookies, eles correspondem a arquivos simples de texto que os sites buscam armazenar nos dispositivos dos usuários.
No próximo acesso, aqueles dispositivos irão enviar todos esses elementos textuais para o site e, a partir disso, ele irá reconhecer alguns padrões.
Um exemplo muito comum para esclarecer a sua funcionalidade, pode ser dado com relação aos dados completados por um site.
Se, porventura, um cliente de uma loja de rede de proteção para escada caracol aceitar os cookies, posteriormente, ele não precisará, por exemplo, aplicar o e-mail e a senha.
Sendo assim, são nos aspectos mais corriqueiros que esse tipo de ferramenta pode ser percebida. Por isso, é fundamental ter em mente quais são as suas funcionalidades principais para que isso não represente um receio e, tampouco, algum problema.
Melhor dizendo, se uma loja de calça de lycra masculina tiver o acesso de um cliente de forma esporádica, pode ser que não haja necessidade desse tipo de aplicação de recursos.
Outro ponto que precisa ser mencionado é que a programação do cookie já tem em seu código fonte o seu prazo de validade.
Sendo assim, torna-se fundamental mencionar alguns aspectos legais que esse recurso precisa respeitar.
Por decisão do parlamento europeu de 2018, tornou-se obrigatória a política de transparência dos cookies. Isso significa que eles sempre existiram, mas só a partir dessa data que eles passaram a pedir autorização.
Há também outro ponto primordial que é o da temporalidade que eles precisam ter dentro de um dispositivo.
Se um cliente de um pet shop entrou há alguns meses para efetuar uma compra e, agora, está procurando por uma fita amarela na coleira, é possível que os recursos dos cookies não estejam mais funcionando.
Tipos de cookies
Para ir além no esclarecimento das políticas de cookie, é fundamental entender quais são os tipos mais importantes.
Afinal de contas, dizer que eles são arquivos de textos pode ficar um pouco vago e, portanto, ir além é necessário.
Cookies de sessão
Os cookies de sessão são um dos mais comuns e são fundamentais para a garantia de uma navegação sem percalços irritantes.
Eles são responsáveis pela memória de curto prazo da navegação em um site. A partir dele, é possível que o usuário não tenha que ficar atualizando a sua experiência a todo momento.
Por exemplo, os visitantes do site de uma gráfica, se não houvesse os cookies de sessão, ao adicionar uma etiqueta de papel kraft personalizada no carrinho, possivelmente, ao sair da página, ele seria esvaziado.
Isso se dá porque não haveria nenhum tipo de memória de curto prazo e, portanto, o usuário seria a todo momento encarado como se fosse o seu primeiro acesso àquela plataforma.
Cookies primários
Já os cookies primários são responsáveis pela consolidação de uma memória de longo prazo de uma plataforma. Sendo assim, é a partir dele que o usuário será reconhecido em seus mais detalhados padrões de navegação.
Portanto, um site de uma companhia de impermeabilização sofá linho pode, ao ser acessado de novo por aquele usuário, sugerir alguns preenchimentos automáticos de sites dados cadastrais.
Cookies terceiros
Os cookies terceiros podem ser a razão pela qual esses recursos são tão difamados no ambiente digital.
Em outras palavras, essas aplicações não são dos domínios acessados, mas, sim, de sites terceirizados.
Isso pode representar uma série de problemas, uma vez que ele não apresenta nenhum tipo de melhoria para a navegação do site acessado. Por isso, é preciso tomar todos os cuidados necessários para aceitá-los ou não dentro de uma experiência.
Aceitar ou não aceitar?
Diante dos tipos de cookies apresentados, é crucial entender se é ou não necessário aceitá-los.
Torna-se fundamental, contudo, dizer que esses são apenas os modelos mais difundidos na internet, mas há uma série de outros. O que, nesse sentido, irá definir se há ou não a necessidade de aceitar estes cookies são alguns critérios.
Rede compartilhada
O primeiro ponto a ser levado em consideração é, justamente, se aquela rede é compartilhada ou privada. Isso se dá pela capacidade de armazenamento de dados pessoais que esse tipo de recurso tem.
Ou seja, no caso de uma rede compartilhada, é possível que todas essas informações sejam vazadas.
É importante analisar também se aqueles dispositivos são de consumo pessoal ou de uso compartilhado.
Sites confiáveis
Outro aspecto que pode ser um pouco mais complexo, mas que precisa de total atenção dos usuários, é se os sites são confiáveis.
Isso é possível de ser averiguado através da confiança que a marca que estabeleceu o seu portal tem com o seu público.
Nesse sentido, torna-se primordial que algumas atitudes sejam tomadas para que não seja possível a instalação de cookies maliciosas.
Bloquear e excluir
Por fim, mais do que um critério, considerar o bloqueio e a exclusão de cookies pode ser um bom conselho.
Se, a partir dos itens acima, o usuário perceber que não há como aceitar nenhum tipo de cookie, ele pode adotar alguns mecanismos de bloqueio.
Esse tipo de recurso é disponibilizado por todos os navegadores e, para ativá-los, é preciso verificar quais os caminhos de configuração que esses softwares determinam.
No entanto, se os cookies já foram aceitos e, porventura, estarem atrapalhando, os navegadores ainda disponibilizam a possibilidade de exclusão. Considerar esses dois aspectos pode ser fundamental para a garantia da segurança do usuário.
Considerações finais
É certo que o grande número de terminologias no ambiente digital pode confundir muito mais do que ajudar. Esse é o caso dos cookies. Essas ferramentas podem acabar gerando uma certa confusão na hora da solicitação da instalação.
Tornou-se muito comum os usuários se depararem com algumas mensagens para aceitar ou não os cookies.
Isso se deu, sobretudo, por conta de uma decisão de 2018 em que o parlamento europeu decidiu que essa dinâmica deveria ser consentida pelo usuário. É crucial, portanto, entender quais são os principais tipos de cookies dentro do mercado digital.
O primeiro são os cookies de sessão. Ou seja, a partir de memórias de curto prazo, o site não precisará reconhecer aquele cliente a todo momento como primeiro acesso.
Já os cookies primários têm a capacidade de manter uma memória de longo prazo, reconhecendo, assim, alguns padrões de navegação.
Os cookies de terceiros são os mais perigosos e precisam gerar um certo cuidado. Afinal de contas, eles não correspondem aos sites acessados.
Por fim, entender se é preciso aceitá-los ou não com base em alguns critérios pode garantir uma boa fluidez na navegação ou uma maior segurança. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.