Site one page: saiba mais sobre suas funcionalidades!

Site one page

A presença digital é uma estratégia fundamental em uma competição mercadológica, e uma das formas de fazer com que ela seja estabelecida é por meio de um site one page, ou então um site de uma única página. 

Com o princípio de ter a atenção do usuário capturada por meio de uma quantidade adequada de informações e conteúdos em partes importantes, a objetividade em torno desta página é fazer com que de uma forma mais simples o usuário demonstre interesse. 

Em grande parte das páginas, seja de uma assistência ao domicílio ou uma loja de roupas infantis, abas como “sobre” ou “contato” estão presentes, o que em casos de site one page não é tão necessário. 

De forma mais simples que outros formatos de páginas dentro da web, as formas pelas quais o site one page pode ser configurado depende das metas e seu propósito alinhado ao que a empresa almeja conquistar dentro do mercado. 

Para que, mesmo com poucas informações em comparação a outras páginas, ainda se torne interessante para o usuário e consiga estabelecer ainda mais a presença do empreendimento dentro dos campos digitais. 

Confeccionado de uma forma dinâmica e que ofereça o foco em algum produto ou serviço como um curso de coach, a elaboração de um site one page pode oferecer benefícios durante a atuação da empresa. 

Por isso, quanto mais o empreendimento souber quais são as vantagens e quando é recomendado usar esse formato de página, melhores serão os resultados em torno desta ação. 

Assim como a distinção de dos modelos que podem gerar confusões durante a sua confecção, para que a presença da marca seja estabelecida do modo desejado. 

Os benefícios de um site one page

Se uma empresa de terceirização serviços gerais deseja usar o site one page como uma forma de melhorar sua performance online, algumas vantagens estão ligadas a essa ação podendo ser apontadas:

  • Velocidade no carregamento;
  • Navegação dinâmica;
  • Conteúdo mais direto;
  • Engajamento com o usuário;
  • Maior chance de conversão de leads;
  • Funcionamento em diversos dispositivos. 

A velocidade no carregamento de uma página é um dos pontos mais importantes quando se trata de presença digital, visto que ajuda nas formas de fidelização e atração de usuários em clientes. 

Grande parte dos casos de abandonos de páginas pelos usuários é devido a lentidão para que seja carregado os conteúdos ou outros pontos que possam prejudicar a futura conversão dos usuários. 

Por isso, quanto mais uma estrutura da página após a busca de um veterinário 24 horas perto de mim estiver com uma boa velocidade de carregamentos, melhores serão os resultados conquistados. 

Outro ponto vantajoso do site one page são as dinâmicas que a navegação propõe. Fazendo com que o tempo de espera para carregamento diminua ou então seja ainda mais interativo, esses pontos ajudam na conquista e fidelização dos usuários em clientes.

Interatividades são pontos que podem diferenciar uma página da outra, mesmo em um mercado concorrido de produção de evento, e fazer com que resulte em uma maior conquista de novos clientes. 

Com conteúdos mais diretos e o engajamento em alta, a página também acaba ganhando destaque dentro de plataformas de busca devido aos algoritmos que a relaciona com os termos pesquisados pelos usuários. 

Outro ponto vantajoso que o site one page proporciona é a abertura em diferentes dispositivos, seja computador tradicional ou aparelhos mobile como smartphones ou tablets. 

Proporcionando que deste modo haja uma abrangência ainda maior de possíveis leads a serem convertidos, especialmente porque grande parte do público do mercado realiza suas ações em dispositivos móveis. 

Portanto, os benefícios que o site one page oferece são o suficiente para fazer com que um empreendimento possa conquistar um espaço digital e aos poucos aumentar ainda mais sua presença online. 

Quando é recomendado um site one page?

Caso uma empresa deseje criar um site one page, este modelo de página é recomendado especialmente para pequenos ou médios negócios, assim como aqueles que desejam divulgar o portfólio de cama relaxante para cachorro

Isso ocorre especialmente porque a página tem configurações mais clean e diretas em comparação a outras páginas, fazendo com que a atenção do usuário seja direcionada para algo específico. 

O que ocasiona que a relevância contribua para uma maior estabilidade e reconhecimento dentro do mercado, algo que acaba gerando grandes benefícios a longo prazo. 

Diferenças de site one page, landing page e hotsite

Em determinados casos, durante a confecção das páginas, é possível que um site one page seja confundido com uma landing page ou um hotsite, sendo estes três modelos são muito divergentes em seus propósitos. 

Site one page

O site one page é usado para que a interação entre empresa e consumidor possa aumentar, especialmente por serem ainda mais rápidos em relação aos sites tradicionais.

Por isso, o design deste formato deve ter uma maior atenção para que possa atrair o consumidor e fazer parte da estratégia de fidelização. 

Sendo um dos principais portadores da estratégia do storytelling, cuja a trama engaja e leva ao consumidor ao ponto desejado pelo empreendimento, um bom site one page pode proporcionar ainda mais consumidores por um longo prazo à empresa.

Landing page 

As landing pages são focadas totalmente na conversão de usuários em clientes. Essa ação ocorre a partir do oferecimento de um conteúdo gratuito após o indivíduo ceder os dados necessários que a empresa deseja. 

E em troca, conteúdos ou materiais exclusivos como e-books, planilhas ou outros dependendo da segmentação escolhida pelo empreendimento para conquistar o cliente. 

Para que essa ação possa trazer o que a empresa deseja, a linguagem utilizada são as call to actions, também conhecidas como CTA. Este modelo necessita que a abordagem seja direta e não se tenha grandes apelações para não afastar os usuários. 

Hotsite

Os hotsites, por sua vez, são usados como uma forma de anúncios de novos produtos como a nova edição de uma cancela para estacionamento com cartão, por exemplo. 

Considerado como páginas provisórias, o oposto de um site one page ou uma landing page, a principal meta deste formato é fazer com que as promoções ou ofertas com tempo limitado sejam conhecidas pelos clientes. 

Um hotsite pode ser elaborado paralelamente a um site, fazendo com que após o seu término de circulação online a página não afete outros canais oficiais que a empresa de check up em cachorro possui. 

Caso a estratégia da empresa seja usar os três modelos, é fundamental ter um bom preparo destas páginas para que ambas não interferem uma na outra e possam atingir os objetivos das quais são constituídas. 

Existem desvantagens no site one page?

Em situações em que o site one page é escolhido por uma empresa, é fundamental que o negócio também tenha conhecimento dos seus pontos de desvantagem para que se prepare melhor.

Um dos pontos que pode afastar o usuário são as poucas informações que a página contém. Diferentemente de outros modelos, a objetividade de um site one page deve ser bem articulado para que possa ajudar o empreendimento. 

Por isso, o que for usado como uma forma de captação dos clientes e o compartilhamento de informações deve ser algo que mesmo curto, possa passar valor ao que a empresa deseja, seja o nome da marca, seus produtos ou serviços. 

Outro ponto de desvantagem são as palavras-chave. Sendo mais difícil de serem segmentadas devido às configurações diferentes de páginas como blogs ou sites, um site one page pode demorar um pouco mais para ter bons acessos. 

E também necessitar que a empresa trabalhe mais em suas divulgações, para que deste modo as chances de conquistar os objetivos desejados aumentem em bons percentuais devido a falha em uma estratégia mais avançada de SEO. 

Considerações finais 

A presença digital pode ser elaborada de diferentes modos, todos alinhados com os objetivos desejados pela empresa em relação a sua performance dentro do mercado. 

Um dos modelos é o site one page, cuja a configuração mais objetiva desde o layout até as informações proporcionam que a empresa possa conquistar ainda mais clientes com as formas explícitas das quais terão acesso. 

Tendo pontos divergentes de landing pages cujo objetivo é captar e um hotsite que busca anunciar produtos ou serviços de edição limitada, um site one page ao ser usado deve conter uma boa estrutura adequada para que não seja confundido com outros modelos. 

Por isso, quanto maior for o conhecimento desde os benefícios até as desvantagens, melhores se transformam as configurações que ajudarão o empreendimento a conquistar os resultados desejados. 

Com a presença digital dentro do mercado sendo cada vez mais necessárias, usar as técnicas e formatos de site que possam ajudar a estabilizá-las apresenta uma grande chance de destaque na segmentação mercadológica que se atua. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram