Webwriting: produção de conteúdo relevante para sites

Webwriting

Webwriting é um conceito que caiu nas graças das empresas por conta da necessidade de produzir conteúdos para a internet. Aliás, uma das maiores estratégias de marketing digital é justamente o marketing de conteúdo.

Essa ação consiste em criar materiais ricos e relevantes, que falam sobre assuntos relacionados ao mercado de atuação do negócio e que são do interesse dos consumidores.

Mas para que o material seja realmente bom, é necessário ter um planejamento estratégico por trás com todas as orientações necessárias para a produção textual. Depois disso, é necessário fazer uma avaliação.

Essa avaliação serve para saber se os conteúdos estão adequados, se abordam todos os tópicos fundamentais, se o tipo de linguagem é apropriado, entre outras questões importantes.

Existe muita coisa envolvida na produção de conteúdos para a internet e sem esse trabalho, a companhia não consegue alcançar uma boa colocação nas plataformas digitais.

Só que o termo webwriting pode ser novo para muitas pessoas e gerar confusão em torno de suas práticas.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é webwriting, como deve ser utilizado, quais são suas técnicas e qual sua característica.

O que é webwriting?

Webwriting é uma palavra em inglês que significa “escrita na web”. Um exemplo disso são os conteúdos publicados no blog, e mesmo que ele fale a mesma coisa que está escrita em um livro técnico, as formas de escrita são diferentes.

Esse conceito reúne um conjunto de técnicas e práticas importantes que ajudam a criar materiais para as plataformas digitais, algo muito parecido com o marketing de conteúdo e a produção de artigos para blogs.

Se uma pessoa fizer uma pesquisa sobre palete de madeira grande na internet, vai encontrar uma grande quantidade de conteúdos sobre o tema e todos eles disputam a atenção dos usuários.

Só que quando a marca utiliza uma estratégia de webwriting, vai direto ao assunto que deseja abordar. Aqui é importante lembrar que um texto objetivo é diferente de um texto curto.

Materiais mais extensos tem como propósito entregar informações relevantes, mas sem ficar dando voltas para enrolar o leitor.

Outro conceito muito importante dentro do webwriting é a navegabilidade, por isso, o material é dividido em camadas. Isso não está relacionado apenas a hierarquia dos subtítulos, mas também a outros elementos.

As camadas estão relacionadas a links para expandir o conteúdo, menu de navegação e chamadas para ação. Por fim, o webwriting preza pela visibilidade, tornando o texto mais escaneável.

Isso é importante porque quando uma pessoa encontra o material que fala, por exemplo, sobre kit masculino personalizado, antes de fazer a leitura propriamente dita, vai dar uma olhada para ver se realmente compensa ler.

É necessário destacar alguns trechos para cativar a leitura completa do artigo, assim, o visitante pode ver algumas partes que são de seu interesse e fazer a leitura completa.

Como usar o webwriting

Para usar essa estratégia do jeito certo, primeiro é importante pensar em maneiras de persuadir o leitor. Não importa se a intenção por trás é vender um produto ou promover um profissional, o importante é persuadir quem vai ler.

Mas para conseguir fazer isso, o criador de conteúdo precisa investir em alguns aspectos importantes que são:

  • Credibilidade;
  • Honestidade;
  • Emoção;
  • Retorno.

Uma empresa que perde sua credibilidade perde tudo, por isso, é fundamental ter muito cuidado com o que é colocado dentro do site. A empresa precisa ser honesta com os visitantes e fugir de práticas desleais para aumentar as visitas.

Além disso, mesmo que a realidade do momento seja muito sombria e houver diversos pontos negativos que precisam ser de conhecimento das pessoas, tudo deve ser incluído no texto.

Para fazer essa abordagem, é muito importante ser sutil e se algo estiver errado, é importante mostrar o que está sendo feito para resolver o problema. Mais do que isso, é interessante mostrar dados completos, independentemente de como são formatados.

Uma oficina especializada em checklist de revisão automotiva deve focar também no lado emocional das pessoas, pois isso ajuda a seduzir o leitor.

Por fim, para que o texto fique bem completo e agrade o público, é interessante pedir um feedback para o leitor. Pedir que as pessoas deem sua opinião mostra que a organização valoriza o que elas têm a dizer.

Melhores técnicas de webwriting

Esse tipo de conteúdo pode ficar muito melhor se o criador usar boas técnicas, e entre as principais estão:

Palavras-chave

As palavras-chave mostram o que o público está procurando na web e utilizar os termos mais pesquisados pelas pessoas aumenta as chances de aparecer para elas.

Quando o mecanismo de busca, como o Google, vai exibir a resposta para uma pesquisa, considera a palavra-chave usada, então, ele analisa a frequência desse mesmo termo dentro dos conteúdos disponíveis.

Por isso, se a palavra-chave usada no material for, por exemplo, aula de canto iniciante, ela deve aparecer dentro do texto, no título e subtítulos, nomeações das imagens, descrições, entre outros.

Proporcionar leitura dinâmica

Um dos principais hábitos dos usuários da internet é passar os olhos pelos textos para buscar as informações que precisa, por isso é fundamental que o conteúdo seja direto e conciso.

Recomenda-se usar textos em formato de liça, porque eles facilitam a leitura, além de incluir exemplos para facilitar o entendimento por parte do leitor e fazer perguntas porque elas estimulam o engajamento.

Pensar na arquitetura do site

Ao criar o site institucional da marca, uma empresa de equipamento de proteção individual motosserrista precisa oferecer um layout agradável, isso porque de nada adianta publicar um conteúdo muito bom, se a navegação não é positiva.

A plataforma precisa ser bem arquitetada, legível, de boa usabilidade e permitir os acessos mobile. A melhor forma de garantir tudo isso é por meio de um site responsivo, além de anexar imagens leves que não dificultam o carregamento.

Permitir leitura escaneada

O modo com que as pessoas leem as coisas na internet é muito diferente, pois também costuma ser muito mais rápido e ágil. Tendo isso em mente, o ideal é buscar materiais dinâmicos e que possibilitem uma leitura escaneada.

É fundamental pensar na arquitetura da informação e usar parágrafos curtos de até 4 linhas. Por fim, é interessante fazer subtópicos para melhorar ainda mais a leitura e tornar o texto objetivo.

Criar conteúdo relevante

Além de pensar nas técnicas de SEO, é muito importante entregar para o leitor aquilo que ele deseja receber. Uma agência de cuidador de idoso noturno deve criar proximidade com o usuário dentro do texto.

É fundamental estudar bem a persona e montar conteúdos que estejam de acordo com as necessidades dessas pessoas. Também é fundamental usar links internos porque eles complementam as informações e estimulam o tempo de navegação.

Características do webwriting

Esse tipo de texto para a internet possui características próprias, e isso acontece porque a maneira como as pessoas consomem os conteúdos digitais é bem diferente de outros formatos, como o caso de um livro.

Uma dessas características são as frases curtas, ou seja, qualquer texto que seja publicado dentro de um canal digital precisa de frases curtas e objetivas. Além disso, o parágrafo também precisa ser curto.

Mesmo assim, um hotel especializado em hospedagem para coelhos deve usar uma linguagem concisa e objetiva, pois isso torna a leitura muito mais simples.

Outro elemento importante é criar proximidade com o leitor, evitando escritas muito formais, mesmo porque a internet permite que a comunicação seja mais fluída e leve.

Outra característica do webwriting é que ele precisa das boas práticas de SEO para que os conteúdos sejam realmente aproveitáveis.

Quando se fala em SEO (Search Engine Optimization), logo as pessoas se lembram das otimizações feitas na página de um site, mas elas também devem ser voltadas para o conteúdo em si.

Para que um webwriting sobre abraçadeira gota 1 seja adequado ao ambiente virtual, nada melhor do que um conjunto de práticas capaz de melhorá-lo para a leitura e a indexação nos resultados de pesquisa.

Por fim, esse tipo de material também possui títulos auto explicativos, otimizados e inteligentes, capazes de instigar os leitores a prosseguir com o restante do material.

Considerações finais

Existem diversas técnicas que ajudam a elaborar bons conteúdos para a internet, e uma das possibilidades que mais tem se destacado ultimamente é o webwriting.

Esse tipo de escrita melhora consideravelmente o aspecto do texto, consegue atrair as pessoas e torna a pauta mais compreensível para o leitor.

Produzir o material nesses moldes é fundamental para que ele tenha uma boa aceitação entre os usuários e ajude o negócio a alcançar seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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