Como criar um site relevante para seu e-commerce

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O mercado de comércio eletrônico, o popular e-commerce é um dos que mais crescem hoje em dia, junto a isso acontece o aumento da concorrência. Para se destacar diante dessa disputa é essencial construir um site relevante para a sua loja virtual. 

O e-commerce é um modelo de negócios que nasceu junto com a internet onde a loja sai do seu espaço físico e passa a disponibilizar os seus produtos em uma plataforma digital, exclusiva e personalizada com a identidade da sua marca. 

Por mais que um e-commerce possa ser sediado em uma rede social, em uma plataforma de marketplace ou em outras ferramentas, ainda é fundamental a criação de um domínio próprio, tanto para o aumento das vendas quanto para a segurança da empresa. 

Outra questão que é importante entender é que por mais que a tradução e o próprio nome em inglês mire esse formato para o comércio e a partir disso logo as pessoas conectam essa ideia aos produtos, o e-commerce é um canal de vendas também para serviços. 

Uma empresa terceirizada de motoboy pode ter dentro de seu site institucional uma plataforma de vendas do seu serviço a partir de ferramentas que hoje adaptam as lojas virtuais para atender essas demandas mais específicas. 

Quando um negócio elabora estratégias de marketing digital e vendas em redes sociais, por exemplo, é como se ela construísse sua loja física em um terreno alugado ou de terceiros, isso por que essas plataformas são geridas por suas empresas com regras e algoritmos. 

Já quando uma empresa baseia seu processo de vendas em um site próprio, a plataforma é única e exclusivamente dele e apenas a sua capacidade de investimento e gestão de tráfego podem interferir no rendimento dessa ferramenta para vender mais. 

Por ser uma ferramenta própria, a empresa de painel propaganda digital que vai investir em e-commerce garante mais liberdade de criação e gestão da plataforma para se adequar e proporcionar a melhor experiência de compra possível para os seus clientes. 

O que é um e-commerce

Muitas vezes todo o comércio que acontece por meio de ferramentas digitais é colocado dentro do contexto do termo e-commerce, seja ele feito por meio de uma loja virtual própria ou também de um grande marketplace, contudo, são coisas diferentes. 

Entender o que define cada um dos modelos de gestão do comércio online é essencial para que uma empresa de cartão PVC para sublimação saiba onde é melhor investir dentro dessas plataformas de vendas digitais. 

Um e-commerce é definido como um ambiente próprio e único de uma marca, já os grandes marketplaces são grandes centros agregadores de diferentes marcas de produtos e serviços. 

Isso significa que uma empresa gestora de um e-commerce é ao mesmo tempo a produtora do que alí é vendido, enquanto o marketplace é um intermediário entre o produtor e o consumidor final. 

Ambas as estratégias não excluem a outra possibilidade, como os marketplaces tem grande visibilidade, eles podem servir aos e-commerce como uma alavanca das vendas e do reconhecimento da marca, enquanto um e-commerce completa com um domínio próprio. 

Como hoje em dia manter um e-commerce ativo é muito barato, essa ferramenta possibilitou novos formatos de trabalho, tanto para empresas quanto para pessoas físicas que compartilham seus hobbies e podem fazer deles uma renda extra. 

Os formatos de e commerce podem se dividir em: 

  • B2B, no qual as empresas vendem para outras empresas;
  • B2C, no qual as empresas vendem para o consumidor final; 
  • C2C, no qual um consumidor vende para outro consumidor; 
  • C2B, no qual um consumidor vende para uma empresa. 

Essa divisão além de mostrar a democratização desse espaço no comércio eletrônico garante que essa plataforma seja completa e repleta de oportunidades, desde uma loja virtual de medalha de metal personalizada até uma confeitaria artesanal. 

Por que um e-commerce depende de um site?

Para um e commerce funcionar a todo vapor, é essencial ter um site e uma loja virtual bem estabelecidos. 

Essas ferramentas funcionam como cartão de visita e como o canal de vendas da empresa, por isso merecem uma atenção redobrada. 

Um site bem construído é essencial, isso porque além de facilitar a navegação dos usuários também reforça a identidade e a credibilidade da empresa. Assim como a disposição de prateleiras no comércio tradicional, a apresentação tem papel importante nas lojas digitais. 

Mesmo que os comércios eletrônicos estejam disponíveis em outras plataformas, é essencial que suas ferramentas estejam ancoradas nos seus sites, essa importância pode ser vista na prática, com números desse mercado em franca expansão. 

A importância de vender a partir de um site, em especial em um site de relevância é cada vez maior porque cerca de noventa e sete por cento dos usuários realizam pesquisas na internet antes de uma compra, ao aparecer nas buscas, as chances de venda aumentam. 

Ao mesmo tempo que um e commerce de uma empresa de caixa de palete de madeira pode sair na frente até do comércio tradicional, isso porque mais de oitenta por cento das pessoas visitam lojas físicas e concluem suas compras dentro das plataformas online. 

Por muito tempo, o fator de novidade e de inovação fez com que muitas pessoas não realizassem compras no seu dia a dia por meio dos canais online. 

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas tem preferência às compras sem sair de casa. 

Tanto as vendas em e-commerce quanto em marketplaces ou aplicativos também cresceram por um aumento da malha logística que existe atualmente, uma compra realizada hoje pode chegar na sua casa em menos de um dia. 

O que é essencial para um e commerce

Montar um e-commerce tem sido um investimento cada vez mais explorado por empreendedores que já possuem um trabalho em lojas físicas e também para pessoas que querem entrar nesse negócio. 

Por mais que seja um negócio acessível e com uma rotina de dia a dia tranquila, o investimento em e-commerce de camiseta de academia customizada deve vir acompanhado com um planejamento tanto financeiro quanto técnicos dos processos. 

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é garantir um bom computador e uma conexão de internet suficiente para suprir as demandas do dia a dia. 

Esse ponto vai ser importante para evitar contratempos e problemas técnicos que atrapalhem a gestão do comércio. 

Depois disso é fundamental construir um site completo, adquirir o domínio é só o primeiro passo para um e-commerce de ferramentas para conserto de impressora. É preciso pensar na estruturação deste site desde o design até a usabilidade intuitiva das páginas. 

Com a plataforma do canal de vendas estruturado é preciso ter em mente que o comércio eletrônico é um mercado em franca expansão, mas ao mesmo tempo extremamente disputado, por esse motivo é preciso encontrar formas de se diferenciar. 

Para isso o e-commerce precisa definir em sua marca uma identidade, quanto mais completa e voltada para o seu público for essa identidade, mais atração e conexão ela pode gerar e por consequência aumentando as vendas. 

Junto a esse esforço a empresa pode investir em uma proposta de marketing digital via redes sociais, e-mail marketing ou otimizando o SEO do seu site e até marcando presença em grandes marketplaces para vender mais. 

Por fim, é importante que seu comércio eletrônico tenha o formato mais adequado para o funcionamento da ferramenta de compra, assim como garanta a segurança do comprador por meio de um bom sistema de pagamento. 

Considerações finais

O comércio eletrônico próprio, popularmente conhecido como e commerce é um dos modelos de negócios conectados aos mercados digitais mais rentáveis. Se trata do desenvolvimento de um canal de venda próprio, exclusivo e personalizado. 

Por mais que possa se desenvolver o trabalho de um e-commerce dentro de plataformas como as redes sociais e aplicativos separados, os sites são essenciais para uma estratégia de e-commerce. 

Isso acontece por que um comércio eletrônico de adesivo para logotipo precisa de uma estrutura própria para sediar suas vendas e ser personalizado a partir das demandas essenciais do dia a dia. 

Por estar cada vez mais procurando produtos nichados, os e-commerces tendem a ser colocados dentro dos círculos relacionados ao seu produto e assumir uma identidade na sua comunicação e no design para se aproximar do seu público consumidor. 

Um e-commerce tem uma estrutura de loja virtual mas também pode se somar a um site institucional da marca e até a um blog que vai reforçar o SEO do domínio, aumentando o tráfego e gerando mais vendas por consequência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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