4 dicas de SEO para melhorar o tráfego do seu site

dicas de SEO

Muitos empresários estão sempre em busca de melhorar as métricas relacionadas ao seu site na internet. Diante disso, há dicas de SEO que são fundamentais para garantir o sucesso da página na internet.

Ter um site hoje é requisito para empresas que desejam ter grande visibilidade e se destacar dos seus concorrentes. De fato, essa é uma das melhores formas de marcar presença na internet.

No entanto, ter um site não é o suficiente para que os potenciais clientes de uma empresa consigam encontrá-la na internet. Afinal, ela está cheia de recursos e possibilidades, sendo fundamental buscar meios de conseguir um destaque.

Nesse sentido, seja para vender móvel para escritório ou para vender automóvel, é indiscutível que apenas as empresas que investem em visibilidade são as que obtêm melhores retornos.

Muitos dos gestores que estão em busca de melhorar a quantidade de visitas dentro de um site já ouviram falar muito sobre tráfego. Esse termo é de suma importância para que esse objetivo possa ser alcançado.

É verdade que existem algumas formas de potencializar a quantidade de visitas dentro de uma página. Porém, há uma em especial que merece destaque: o SEO.

Para entender mais sobre o que é tráfego, o que é SEO e como essa estratégia pode auxiliar uma página a ter um melhor desempenho, não deixe de ler este conteúdo até o fim para otimizar a sua página na internet.

O que é tráfego? 

Quem faz aluguel de ônibus para festa ou está sempre dirigindo algum tipo de automóvel, já ouviu falar diversas vezes em tráfego. De fato, essa é uma palavra de uso comum no dia a dia. Quando se fala em internet, o termo também já conquistou o seu espaço.

O conceito de tráfego com relação ao trânsito diz respeito à circulação de veículos em geral. Quando se pensa no mundo virtual, é possível dizer que o sentido permanece o mesmo. Afinal, ele trata da movimentação de usuários em uma página.

De modo direto, é possível dizer que esse é o principal objetivo de um site. Isso porque, quanto mais pessoas navegam na página, maior é o tráfego e, por consequência, mais usuários sabem da existência da marca e dos seus produtos.

Ou seja, maior será o número de pessoas interessadas no que a empresa oferece. Assim, uma companhia que vende camisa sport fino, por exemplo, consegue converter muito mais compradores e faturar mais.

Para que uma página conquiste um maior volume de tráfego, ela pode apostar em possibilidades diferentes. Entre elas, vale a pena mencionar:

  • Tráfego pago;
  • Tráfego social;
  • Tráfego de referência;
  • Tráfego de e-mail marketing;
  • Tráfego orgânico.

O tráfego pago é aquele que precisa de investimentos financeiros para trazer visitas para o site. Já o social é aquele que depende do compartilhamento de links nas redes sociais, gerando um maior número de visitas para aquele endereço na web.

Enquanto isso, o tráfego de referência é um tipo de divulgação que é feito em parceria. Isso porque uma página com boa quantidade de visitas menciona a outra, gerando mais usuários para o site.

Há também o tráfego gerado por e-mail marketing, que se trata justamente das visitas que chegam a um site após clicar no link disponibilizado dentro de uma mensagem de e-mail.

Por fim, vale mencionar que existe o tráfego orgânico, um dos mais sustentáveis e promissores para atrair mais clientes. As estratégias de SEO entram justamente aqui, e podem mudar os rumos do site com sucesso.

Conceito de SEO 

Quem está familiarizado com a internet e com as ferramentas que ela oferece, provavelmente já ouviu falar de SEO, o Search Engine Optimization.

Ele se trata justamente das técnicas de otimização e elas fazem parte das estratégias para alcançar um melhor tráfego orgânico.

Não é segredo para ninguém que um site que seja especializado em massa acrílica para artesanato, por exemplo, tem um objetivo bastante comum com páginas de outros segmentos, que é fazer com que mais usuários acessem o site.

De fato, um site tem a função de ser uma porta de entrada para os clientes, o que faz com que o uso de SEO para garantir um aumento de visitas na página seja fundamental e indispensável.

Para explicar o que é o SEO, basta perceber que, ao realizar uma pesquisa no Google, o resultado exibido traz um conjunto de sites. Isso acontece porque a plataforma faz a indexação de conteúdos publicados todos os dias.

Essa indexação serve, justamente, para que os usuários encontrem os conteúdos que desejam com maior facilidade. Mas é preciso considerar que esse processo é realizado com todas as páginas publicadas, de modo que a concorrência é cada vez maior.

Como não poderia deixar de ser, uma empresa que vende caderno personalizado feminino e deseja ter um bom posicionamento nos buscadores, deve investir em maneiras de conquistar os melhores posicionamentos nas pesquisas.

É aqui que entra a importância e a necessidade de aplicar o SEO. Isso porque esse conjunto de técnicas influenciam os algoritmos, tornando o ranqueamento de uma página mais efetivo de acordo com as palavras-chave utilizadas.

Dessa forma, ocorre a otimização da página para os mecanismos de busca, gerando, assim, um tráfego maior para a página, graças às ferramentas aplicadas para tornar o conteúdo mais fácil de ser localizado na internet.

Como melhorar o tráfego com SEO

Há algumas ações que podem ser aplicadas dentro de uma página para que ela consiga conquistar um melhor ranqueamento na internet. Por isso, saber usar o SEO é fundamental e algumas dicas para isso, são:

1. Criar conteúdos de qualidade

O primeiro passo para conquistar tráfego para um site é dar a devida atenção ao conteúdo que é postado por ali. De fato, quanto mais interessante e quanto maior qualidade tiver, melhor.

Esse aspecto é crucial, pois os algoritmos medem a quantidade de tempo que o usuário passa na página. Se ele durar vários minutos, o conteúdo pode ser classificado de melhor maneira, já que prendeu a atenção dos usuários.

De fato, o Google prioriza conteúdos de qualidade para oferecer aos usuários que fazem buscas na sua plataforma. Portanto, para ter maior visibilidade, é imprescindível oferecer bons conteúdos.

2. Usar palavras-chave com potencial

Quando um usuário vai fazer uma pesquisa no Google, ele utiliza termos que vão ajudá-lo a encontrar o que procura, como “moldura de gesso para banheiro” ou qualquer outro produto ou serviço que precisa.

Diante disso, a informação que fica é justamente a de que é necessário saber usar palavras-chave de forma estratégica na produção de conteúdos para o site. No entanto, é essencial estudar para encontrar as que fazem mais sentido para a companhia.

Hoje, existem plataformas que ajudam os usuários a encontrarem as melhores palavras-chave para auxiliar no seu trabalho na internet.

Com isso, o resultado é o aumento do tráfego, já que os potenciais clientes da companhia encontram o que procuram com mais facilidade.

3. Usar links amigáveis

Para ter um bom ranqueamento e, consequentemente, conquistar mais visitas para o site, uma dica importante é a de utilizar links amigáveis. Eles ajudam tanto no posicionamento quanto na identificação do endereço da página da web.

Sendo assim, em vez de criar links extensos e que tenham uma série de números e símbolos, a sugestão é gerar links amigáveis, que contenham uma palavra-chave como ”sacola TNT atacado” separada por hífens no endereço e que seja o mais curto possível.

4. Garanta um carregamento rápido

Por fim, uma dica que pode ajudar no aumento do tráfego no site é a de garantir que a página tenha um carregamento rápido. Quem já teve experiência com páginas lentas sabe que é muito comum abandonar o site antes de verificar o que há de interessante por ali.

Um carregamento lento acaba dificultando a navegação do usuário em dispositivos móveis, por exemplo, mas também pode prejudicar uma pessoa que precisa obter uma informação de maneira rápida, o que acaba gerando abandono da página.

Dessa forma, uma empresa de transporte de equipamentos industriais que deseja aumentar consideravelmente a quantidade de pessoas na sua página deve investir no carregamento rápido do conteúdo, otimizando todos os itens contidos no site.

Considerações finais

É verdade que, naturalmente, as empresas esperam que a quantidade de visitantes no seu site aumente. No entanto, é essencial ter estratégias para isso, garantindo que mais pessoas visualizem e queiram acessar o site.

Utilizar as técnicas de SEO para otimizar o site e fazer com que ele seja bem ranqueado na internet é crucial. Por isso, para garantir o sucesso da sua página na internet, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e obter o aumento do tráfego desejado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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