Muitos empresários estão sempre em busca de melhorar as métricas relacionadas ao seu site na internet. Diante disso, há dicas de SEO que são fundamentais para garantir o sucesso da página na internet.
Ter um site hoje é requisito para empresas que desejam ter grande visibilidade e se destacar dos seus concorrentes. De fato, essa é uma das melhores formas de marcar presença na internet.
No entanto, ter um site não é o suficiente para que os potenciais clientes de uma empresa consigam encontrá-la na internet. Afinal, ela está cheia de recursos e possibilidades, sendo fundamental buscar meios de conseguir um destaque.
Nesse sentido, seja para vender móvel para escritório ou para vender automóvel, é indiscutível que apenas as empresas que investem em visibilidade são as que obtêm melhores retornos.
Muitos dos gestores que estão em busca de melhorar a quantidade de visitas dentro de um site já ouviram falar muito sobre tráfego. Esse termo é de suma importância para que esse objetivo possa ser alcançado.
É verdade que existem algumas formas de potencializar a quantidade de visitas dentro de uma página. Porém, há uma em especial que merece destaque: o SEO.
Para entender mais sobre o que é tráfego, o que é SEO e como essa estratégia pode auxiliar uma página a ter um melhor desempenho, não deixe de ler este conteúdo até o fim para otimizar a sua página na internet.
O que é tráfego?
Quem faz aluguel de ônibus para festa ou está sempre dirigindo algum tipo de automóvel, já ouviu falar diversas vezes em tráfego. De fato, essa é uma palavra de uso comum no dia a dia. Quando se fala em internet, o termo também já conquistou o seu espaço.
O conceito de tráfego com relação ao trânsito diz respeito à circulação de veículos em geral. Quando se pensa no mundo virtual, é possível dizer que o sentido permanece o mesmo. Afinal, ele trata da movimentação de usuários em uma página.
De modo direto, é possível dizer que esse é o principal objetivo de um site. Isso porque, quanto mais pessoas navegam na página, maior é o tráfego e, por consequência, mais usuários sabem da existência da marca e dos seus produtos.
Ou seja, maior será o número de pessoas interessadas no que a empresa oferece. Assim, uma companhia que vende camisa sport fino, por exemplo, consegue converter muito mais compradores e faturar mais.
Para que uma página conquiste um maior volume de tráfego, ela pode apostar em possibilidades diferentes. Entre elas, vale a pena mencionar:
- Tráfego pago;
- Tráfego social;
- Tráfego de referência;
- Tráfego de e-mail marketing;
- Tráfego orgânico.
O tráfego pago é aquele que precisa de investimentos financeiros para trazer visitas para o site. Já o social é aquele que depende do compartilhamento de links nas redes sociais, gerando um maior número de visitas para aquele endereço na web.
Enquanto isso, o tráfego de referência é um tipo de divulgação que é feito em parceria. Isso porque uma página com boa quantidade de visitas menciona a outra, gerando mais usuários para o site.
Há também o tráfego gerado por e-mail marketing, que se trata justamente das visitas que chegam a um site após clicar no link disponibilizado dentro de uma mensagem de e-mail.
Por fim, vale mencionar que existe o tráfego orgânico, um dos mais sustentáveis e promissores para atrair mais clientes. As estratégias de SEO entram justamente aqui, e podem mudar os rumos do site com sucesso.
Conceito de SEO
Quem está familiarizado com a internet e com as ferramentas que ela oferece, provavelmente já ouviu falar de SEO, o Search Engine Optimization.
Ele se trata justamente das técnicas de otimização e elas fazem parte das estratégias para alcançar um melhor tráfego orgânico.
Não é segredo para ninguém que um site que seja especializado em massa acrílica para artesanato, por exemplo, tem um objetivo bastante comum com páginas de outros segmentos, que é fazer com que mais usuários acessem o site.
De fato, um site tem a função de ser uma porta de entrada para os clientes, o que faz com que o uso de SEO para garantir um aumento de visitas na página seja fundamental e indispensável.
Para explicar o que é o SEO, basta perceber que, ao realizar uma pesquisa no Google, o resultado exibido traz um conjunto de sites. Isso acontece porque a plataforma faz a indexação de conteúdos publicados todos os dias.
Essa indexação serve, justamente, para que os usuários encontrem os conteúdos que desejam com maior facilidade. Mas é preciso considerar que esse processo é realizado com todas as páginas publicadas, de modo que a concorrência é cada vez maior.
Como não poderia deixar de ser, uma empresa que vende caderno personalizado feminino e deseja ter um bom posicionamento nos buscadores, deve investir em maneiras de conquistar os melhores posicionamentos nas pesquisas.
É aqui que entra a importância e a necessidade de aplicar o SEO. Isso porque esse conjunto de técnicas influenciam os algoritmos, tornando o ranqueamento de uma página mais efetivo de acordo com as palavras-chave utilizadas.
Dessa forma, ocorre a otimização da página para os mecanismos de busca, gerando, assim, um tráfego maior para a página, graças às ferramentas aplicadas para tornar o conteúdo mais fácil de ser localizado na internet.
Como melhorar o tráfego com SEO
Há algumas ações que podem ser aplicadas dentro de uma página para que ela consiga conquistar um melhor ranqueamento na internet. Por isso, saber usar o SEO é fundamental e algumas dicas para isso, são:
1. Criar conteúdos de qualidade
O primeiro passo para conquistar tráfego para um site é dar a devida atenção ao conteúdo que é postado por ali. De fato, quanto mais interessante e quanto maior qualidade tiver, melhor.
Esse aspecto é crucial, pois os algoritmos medem a quantidade de tempo que o usuário passa na página. Se ele durar vários minutos, o conteúdo pode ser classificado de melhor maneira, já que prendeu a atenção dos usuários.
De fato, o Google prioriza conteúdos de qualidade para oferecer aos usuários que fazem buscas na sua plataforma. Portanto, para ter maior visibilidade, é imprescindível oferecer bons conteúdos.
2. Usar palavras-chave com potencial
Quando um usuário vai fazer uma pesquisa no Google, ele utiliza termos que vão ajudá-lo a encontrar o que procura, como “moldura de gesso para banheiro” ou qualquer outro produto ou serviço que precisa.
Diante disso, a informação que fica é justamente a de que é necessário saber usar palavras-chave de forma estratégica na produção de conteúdos para o site. No entanto, é essencial estudar para encontrar as que fazem mais sentido para a companhia.
Hoje, existem plataformas que ajudam os usuários a encontrarem as melhores palavras-chave para auxiliar no seu trabalho na internet.
Com isso, o resultado é o aumento do tráfego, já que os potenciais clientes da companhia encontram o que procuram com mais facilidade.
3. Usar links amigáveis
Para ter um bom ranqueamento e, consequentemente, conquistar mais visitas para o site, uma dica importante é a de utilizar links amigáveis. Eles ajudam tanto no posicionamento quanto na identificação do endereço da página da web.
Sendo assim, em vez de criar links extensos e que tenham uma série de números e símbolos, a sugestão é gerar links amigáveis, que contenham uma palavra-chave como ”sacola TNT atacado” separada por hífens no endereço e que seja o mais curto possível.
4. Garanta um carregamento rápido
Por fim, uma dica que pode ajudar no aumento do tráfego no site é a de garantir que a página tenha um carregamento rápido. Quem já teve experiência com páginas lentas sabe que é muito comum abandonar o site antes de verificar o que há de interessante por ali.
Um carregamento lento acaba dificultando a navegação do usuário em dispositivos móveis, por exemplo, mas também pode prejudicar uma pessoa que precisa obter uma informação de maneira rápida, o que acaba gerando abandono da página.
Dessa forma, uma empresa de transporte de equipamentos industriais que deseja aumentar consideravelmente a quantidade de pessoas na sua página deve investir no carregamento rápido do conteúdo, otimizando todos os itens contidos no site.
Considerações finais
É verdade que, naturalmente, as empresas esperam que a quantidade de visitantes no seu site aumente. No entanto, é essencial ter estratégias para isso, garantindo que mais pessoas visualizem e queiram acessar o site.
Utilizar as técnicas de SEO para otimizar o site e fazer com que ele seja bem ranqueado na internet é crucial. Por isso, para garantir o sucesso da sua página na internet, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e obter o aumento do tráfego desejado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.