O SERP do Google representa todas as páginas de resultados dos buscadores e é fundamental para qualquer empresa saber como essa ferramenta funciona para estruturar suas estratégias de marketing digital.
Hoje em dia, os relacionamentos comerciais dependem cada vez mais da internet, por isso, é muito importante ter um posicionamento relevante nos canais digitais. Entender o que é SERP é necessário para que o canal da marca esteja no topo do ranking.
Os usuários não costumam ir muito além dos primeiros resultados presentes na primeira página, além disso, eles fazem milhões de pesquisas o tempo todo. Só que as organizações precisam superar uma multidão de resultados.
Aqueles que aparecem bem posicionados na primeira página têm muito mais visibilidade do que os demais, ou seja, são links que recebem mais visitantes e por isso conseguem fazer mais conversões.
Justamente por esse motivo é tão importante entender tudo sobre SERP. Além do mais, compreender o assunto é a melhor forma de potencializar as estratégias de marketing.
Este artigo vai mostrar o conceito de SERP, o que é necessário saber sobre ele, qual sua importância, seus principais recursos, como funciona o algoritmo do Google e como usar a SERP em uma estratégia de SEO.
O que é SERP
SERP é uma sigla em inglês que significa Search Engine Results Page (página de resultados do mecanismo de busca). Em outras palavras, é a página de resultados de pesquisas feitas na internet.
Ela foi criada para melhorar a experiência do usuário e construída com base em vários fatores que elegem os canais que oferecem os melhores resultados para as pessoas, tendo como base sua pesquisa.
Quando alguém procura sobre laudo de insalubridade e ltcat na internet, vai encontrar resultados com base no termo utilizado. Uma SERP nunca é igual a outra, afinal, as páginas são baseadas nas palavras pesquisadas.
Outros pontos considerados são a localização do usuário e seu histórico de navegação, assim sendo, existem vários fatores por trás da página de resultados apresentada para o usuário.
O que é importante saber sobre a SERP
Existem algumas informações sobre a SERP que precisam ser de conhecimento das empresas. Uma delas é que os resultados de tráfego orgânico mostram 10 links por página, além de anúncios em destaque.
Tendo como foco a experiência do usuário, o Google muda o layout de apresentação e inclui as featured snippets que otimizam a pesquisa.
Ao passo que os resultados orgânicos são alcançados pelas estratégias de SEO e analisam a qualidade dos conteúdos, os anúncios são links pagos que serão exibidos em destaque para determinada palavra-chave.
Ou seja, se alguém pesquisou sobre empresa terceirizada auxiliar de limpeza, vai visualizar nos resultados links orgânicos e pagos.
De acordo com o levantamento, 89,3% das organizações que unem estratégias de SEO com marketing de conteúdo estão mais satisfeitas com os resultados obtidos em relação às que não investem nesse tipo de combinação.
Levando em conta o comportamento de pesquisa do usuário e alguns dados, o Google identifica o que ele está procurando e trabalha com algumas ações para reduzir o tempo de entrega.
Exemplo, dependendo do assunto procurado, o usuário pode ler sobre ele na primeira página sem precisar acessar o link.
Também utiliza os features, como no caso do Google Shopping, imagens, definições, entre outros recursos que podem aparecer no topo da página e que ocupam um espaço muito maior do que os links.
Importância da SERP
A SERP é importante por diversas razões, no caso do marketing digital, 96,6% do tráfego gerado por pesquisas são provenientes do Google.
Por conta da alta concentração dos resultados nesse buscador, é indispensável que anúncios e conteúdos sejam otimizados para atender às exigências do algoritmo.
Se isso não for feito, os esforços de marketing digital podem perder sua eficiência e trazer prejuízos para o negócio.
Uma empresa de monitoramento de frota via GPS aparece na primeira página porque é muito criteriosa na hora de selecionar as palavras-chave. Além disso, também investe em um trabalho constante de otimização.
SERP e SEO são dois conceitos extremamente ligados e se não houver uma boa estratégia de otimização, não é possível conquistar boas posições nos resultados de pesquisa.
Ele também é muito importante para as plataformas e-commerce, visto que elas utilizam estratégias parecidas para que possam gerar tráfego de maneira orgânica.
A diferença é que precisam fazer a descrição dos produtos e elas também devem ser otimizadas para que possam alcançar boas posições na página.
Principais recursos da SERP
A SERP possui diversos recursos para melhorar a experiência dos usuários, então, quando alguém pesquisa sobre empresa de sinalização de rodovias, pode usar os seguintes recursos para obter respostas:
- Google Imagens;
- Google Shopping;
- Box de notícias;
- Anúncios;
- Cards e painéis de conhecimento;
- Pesquisas relacionadas.
O Google Imagens traz fotos relacionadas à palavra pesquisada, o Google Shopping traz preços de produtos vendidos pelas empresas e que foram pesquisados pelo usuário enquanto o box de notícias traz os principais destaques relacionados à pesquisa.
Outros resultados são os anúncios, além de recursos com conteúdos e informações resumidas para a palavra-chave. Por fim, o usuário também pode fazer pesquisas relacionadas por meio de perguntas sugeridas pelo próprio buscador.
Como funciona o algoritmo do Google
Para entregar resultados relacionados às pesquisas dos usuários, o Google possui um sistema de crawlers que descobrem páginas públicas e eles acessam link por link e só não rastreiam páginas com o código “nofollow” ou “noindex”.
O rastreador mais conhecido é chamado de googlebot, um robô que vasculha as páginas, lê todo o conteúdo disponível e visita a diversos endereços para trazer dados sobre as páginas para o servidor do Google.
Se alguém pesquisar sobre caldeiraria montagem industrial, o Google pode descobrir conteúdos com a própria empresa dona do site por meio de um recurso conhecido como sitemap.
Ele faz uma lista de todas as páginas dentro da plataforma e envia para as ferramentas de busca, facilitando assim a indexação.
Como usar a SERP nas estratégias de SEO
Existem diversos recursos da SERP que podem ser usados em uma estratégia de SEO com a intenção de aumentar o posicionamento. São eles:
Site link
Site link é um recurso da SERP onde os links de outras páginas são exibidos no resultado para a busca do usuário. O recurso costuma ser exibido para resultados em que o link apresentado é a home do site.
O recurso é vantajoso porque aumenta a taxa de cliques, uma vez que o usuário tem acesso a mais opções para acessar, de acordo com a busca realizada.
Teaser de localização
Uma empresa especializada em laudo periculosidade eletricista também pode usar o teaser de localização, um recurso muito parecido com o painel de local. Só que nesse caso, ele exibe informações mais ricas e visuais sobre a localização do negócio.
Com isso, a empresa consegue mostrar um pouco mais sobre o estabelecimento, algo que costuma chamar muito a atenção do usuário.
Painel de destaque
O propósito desse recurso é exibir na própria SERP uma resposta ou solução para a busca que o usuário realiza, sempre de maneira direta, objetiva e simples.
Ele consegue encontrar exatamente o que estava procurando, sem precisar acessar um link para obter as respostas.
Se alguém pesquisou sobre itens importantes para manutenção notebook, mesmo que encontre a resposta na própria página de resultados, o painel de destaque ajuda a aumentar a taxa de cliques no link que aparece com ele.
Cartão e painel de conhecimento
Esse recurso costuma ser exibido na parte superior da SERP nos desktops e é usado para pesquisas que precisam de respostas mais diretas e simples.
Por exemplo, se alguém pesquisar quais são as cores da Bandeira do Brasil, vai receber uma resposta direta.
A SERP exibe a resposta para a busca de maneira mais clara e não utiliza nenhum link para direcionar a sites que respondam à pesquisa.
Painel de local
Supondo que o usuário pesquisou sobre treinamento de integração segurança do trabalho em São Paulo, as empresas com páginas sobre o assunto podem usar o painel local.
Esse resultado aparece para buscas locais feitas por meio de dispositivos móveis, como no caso dos tablets e smartphones. Quem tem um negócio local precisa utilizar o site para esse recurso e ele está vinculado à conta no Google Meu Negócio.
Considerações finais
Muito se fala sobre as estratégias de SEO, mas para que elas sejam realmente um sucesso, é fundamental conhecer o funcionamento da SERP.
Essa compreensão traz maneiras inteligentes de investir em estratégias orgânicas que melhoram as páginas e aumenta as chances de ter o site posicionado entre os primeiros resultados de pesquisa.
Isso é muito importante porque o consumidor moderno pesquisa produtos e serviços na internet, portanto, qualquer negócio que queira ter mais oportunidades de vendas e conversões, precisa conhecer sobre a SERP. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.