Você sabe qual é a verdadeira diferença entre site e blog?

diferença entre site e blog

Quando uma empresa já possui um site, talvez não perceba a diferença que um blog faz para as outras diversas estratégias que podem vir com ele.

Sites e blogs, apesar de muitos pensarem que não, possuem diferenças bem distintas, pois eles servem propósitos diferentes dentro do mundo digital. Mas, apesar disso, esse erro é bem comum, pois as diferenças entre um e outro não são tão óbvias.

Enquanto sites, principalmente os institucionais, não necessitam de uma manutenção constante, os blogs já precisam de uma atualização mais frequente para gerar autoridade, disseminar conteúdo e principalmente atrair tráfego qualificado para a marca.

Mas é importante notar que ambas as estratégias são benéficas. Por exemplo, um nutricionista especialista em idosos que cria um site com essa segmentação pode se beneficiar muito em ter um blog para gerar autoridade para sua clínica.

Já no caso de uma pessoa que tem apenas um blog de assuntos gerais, pode gerar renda através do Adsense e com o tráfego criado usufruir das estratégias de link building, entre outras possibilidades.

Tudo depende do objetivo final da empresa. Por isso, é preciso entender bem quais funções de um site e um blog, quais suas diferenças e como usar cada um para beneficiar a marca.

Entenda a definição de site

De forma resumida, um site é apenas um ambiente que reúne um conjunto de páginas inter-relacionadas, divididas em seções diferentes.

É como um edifício de empresa onde cada página funciona como um departamento. Na prática, pode-se dizer que um site é a casa de uma empresa ou profissional na internet.

Para ser mais preciso, a grande proposta de ter esse lugar é, por exemplo, um profissional de orientação psicossocial poder se posicionar e divulgar seu trabalho na web. No site, é possível visualizar:

  • Informações de contato;
  • Dados da empresa;
  • Informações sobre serviços e produtos;
  • Entender melhor as propostas comerciais.

Possuir um espaço profissional na internet pode ter um grande impacto na estratégia de negócios de uma empresa.

Afinal, devido a grande competitividade, está cada vez mais difícil sobreviver no mercado sem saber se posicionar corretamente no meio digital, e apesar dos avanços nas redes sociais, os sites ainda são muito importantes.

Componentes de um site

Um website é composto por diversos elementos comuns e que são facilmente reconhecidos por quem costuma navegar pela internet.

Por exemplo, quando um usuário pesquisa em um mecanismo de busca por oficina mecânica mais próxima de mim, irá encontrar diversos sites de empresas que trabalham com esse serviço e consequentemente clicará em um deles.

Os pontos a seguir são os componentes mais vistos em sites institucionais e empresariais de todos os tipos. A definição de cada um poderá ajudar a entender melhor as funções de um site.

Uma breve descrição da empresa

Essa é parte do site em que se deve informar sobre do que se trata a empresa. Aqui também é possível contar a história do negócio para que os leitores possam entender como tudo começou.

Afinal, as pessoas compram de pessoas, não de empresas. Portanto, é preciso que sua história de negócios possa ser exposta de uma forma mais humana para o público.

Isso permite criar mais proximidade e um relacionamento com os clientes, ajudando a tornar a marca mais reconhecida no mercado.

Produtos ou serviços que a empresa realiza

Essa é a parte em que se precisa descrever o produto ou serviço que é ofertado. É importante ser detalhado para que os visitantes do site possam realmente entender o que a companhia pode fazer por eles.

É claro que marcas que oferecem produtos fáceis de entender, como cadeira giratória operacional, não precisam descrever seu produto com muita profundidade.

No entanto, para citar outro exemplo, as organizações que oferecem softwares e automações devem ser claras, pois os potenciais clientes só irão procurar um profissional se realmente entenderem como a solução resolverá o seu problema.

Missão, visão e valores que formam a marca

Esse é um componente clássico em qualquer página empresarial, porém muitos empreendedores têm uma certa dificuldade para definir esses conceitos.

A missão se refere ao propósito da entidade, que pode ser, por exemplo, ajudar pequenos empreendedores a conseguir espaço no mercado digital.

Já a visão se trata de onde a corporação pretende chegar e quais objetivos quer atingir como negócio. Um exemplo pode ser o de se tornar referência em seu segmento ou mudar a vida de seus clientes através de seu negócio.

Por fim, os valores se tratam das crenças ou princípios que ajudam a reger a empresa. Pode ser, por exemplo, realizar um serviço transparente e atender seus clientes com maior eficiência.

Contato

Para finalizar, as pessoas que visualizaram todas as páginas de um site de curso troca de vidro de celular podem querer se comunicar com a empresa em questão. É para isso que serve a página de contato.

Ele pode conter um formulário para os visitantes preencherem e entrar em contato, pode conter um link direto para um endereço de e-mail ou ter um botão para WhatsApp para que os visitantes possam enviar uma mensagem direta.

Saiba o conceito de blog

Os blogs são páginas online atualizadas com uma certa frequência e que podem servir como diários pessoais, sobre assuntos diversos ou específicos de um negócio. Dessa forma, são uma maneira de comunicação entre pessoas e organizações com o mundo.

Quando as pessoas compartilham suas principais paixões e ideias, as empresas abordam os medos, desejos e interesses do público em que deseja atingir.

Não importa o tipo de pessoa ou segmento empresarial, os blogs são capazes de ajudar todos os tipos devido a sua flexibilidade em adotar novos conceitos, ideias e muito mais.

Assim, para fins educacionais sobre vacina para cachorros e gatos ou outros assuntos, pode-se dizer que um blog é um conjunto de páginas continuamente atualizado, geralmente funcionando na mesma base do site principal no caso das empresas.

Componentes de um blog

Assim como um site institucional, o blog, que também é um site, tem características que o tornam distinto dos demais tipos.

Para auxiliar na compreensão, a seguir, será visto a definição dos principais componentes que consistem em um blog.

Publicações

As publicações, também chamadas de posts, são artigos escritos que falam de um assunto específico de acordo com o interesse do público-alvo.

Esses artigos devem ser bem estruturados para garantir a relevância e visibilidade deles nos mecanismos de busca como Google ou Bing.

Dessa forma, se alguém pesquisar, por exemplo, “gráfica aberta agora”, pode encontrar um blog integrado ao site de uma gráfica e chamar atenção do usuário para que o mesmo clique e seja direcionado a uma página de contato ou algo do tipo.

Páginas

Um blog também contém páginas que podem servir para explicar seu conteúdo a quem o visita, e ainda ter material para download quando se tratar de algo muito específico.

Afinal, se um usuário chega a um blog mas não sabe do que se trata aquele negócio, é interessante ter uma página “sobre” explicando isso.

Se tiver e-books, planilhas e outros materiais ricos que os espectadores podem baixar em troca de se tornarem leads, também devem estar organizados em uma página específica para isso.

Um exemplo é o site de uma autoescola que tenha um blog com conteúdos sobre carteira carro e moto para auxiliar os interessados em tirar sua primeira habilitação ou renovar a carteira de motorista.

Assim, as chances de captar um público qualificado para se tornar cliente é muito maior do que apenas produzir conteúdos aleatórios.

Categorias para os assuntos

As categorias são atribuídas e definem tópicos relacionados às postagens do blog. Afinal, os blogueiros podem discutir vários tópicos dentro de um nicho. Por exemplo, um blog sobre marketing pode abranger tópicos como:

  • Estratégias;
  • Técnicas;
  • Vendas;
  • Posicionamento;
  • Marca;
  • Relacionamento.

Em termos de organização do blog e proporcionar aos leitores uma melhor experiência de navegação, as publicações devem ser categorizadas por categoria, o que é fácil de fazer, como blogs criados em WordPress.

Quais as diferenças entre sites e blogs?

A principal diferença é a forma como o conteúdo é renderizado para o leitor da página. Os sites oferecerão conteúdo mais formal, incluindo páginas sobre empresas ou serviços da marca. Além disso, possui:

  • Poucas atualizações em suas páginas;
  • Informações sobre produtos, serviços e contato;
  • Conteúdo organizado em forma de resultados;
  • Linguagem bem formal e direcionada a captação de clientes.

Os blogs apresentam a estrutura das postagens, organizadas por categorias ou tags. Os blogs geralmente usam uma linguagem mais informal e são atualizados com novos conteúdos com mais frequência do que os sites.

Considerações finais

Como foi citado ao longo do artigo, sites e blogs têm características bem distintas, porém, ambos podem ser utilizados nas estratégias de marketing digital para benefícios de qualquer empresa.

Basta saber qual é melhor para atingir o objetivo que se deseja e aplicar as técnicas necessárias de acordo com cada um para obter resultados positivos no que diz respeito ao marketing online. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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