WordPress é uma das ferramentas mais indicadas para a criação e administração de blogs, sites, lojas virtuais ou portais de notícia e é o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais usado no mundo.
A plataforma é bem flexível, além de ser gratuita e possui uma grande fatia do mercado. Quanto aos concorrentes, eles não representam nenhum perigo, pois a utilização do WordPress já é fato consumado em diversas páginas na internet.
O objetivo do CMS é gerenciar a produção de conteúdo de maneira simplificada, facilitando a sua edição em um site de sala comercial para alugar por hora, sem que seja necessário o uso de uma linguagem específica de programação.
A ideia principal é possibilitar, também, que um produtor de conteúdo sem conhecimento em códigos, seja capaz de gerenciar todo o seu portal, loja ou blog, de forma intuitiva e simples.
O gerenciamento inclui a criação de textos, uso de imagens e vídeos de lavagem a seco de cadeiras estofadas, como também a elaboração de formulários, contando com diversas opções de personalização do layout do site.
A sua proposta é democratizar o desenvolvimento de blogs profissionais a sites maiores, para pessoas que possuem uma empresa, um portfólio ou a ideia de um projeto.
A plataforma do WordPress é a mais escolhida de alguns dos maiores sites do mundo, porque possui um domínio expressivo no mercado e por isso é um sucesso não apenas entre os pequenos e médios produtores de conteúdo de folder de promoção.
Como funciona a plataforma de WordPress?
Primeiramente, a título de conhecimento, o WordPress conta com duas versões disponíveis: WordPress.com e WordPress.org.
A primeira trata-se de um serviço que oferece hospedagem gratuita de blogs e sites, utilizando o software do próprio WordPress.
A segunda versão é uma plataforma de código aberto, que o usuário pode baixar de forma gratuita no site oficial de fábrica de salgadinhos e instalá-la em um servidor de sua escolha.
Para usar a plataforma gratuita, o usuário vai precisar de um domínio e de uma hospedagem, pois a ferramenta apresenta uma interface de gerenciamento do site.
Ela funciona da seguinte forma:
- Adicionar, programar e editar posts para o site ou blog;
- Inserir e editar arquivos de mídia como imagens, vídeos e áudios;
- Criar páginas, menus, categorias e tags (etiquetas) para o site;
- Moderar os comentários dos visitantes;
- Acompanhar os dados básicos de acesso.
Além de editar a aparência do site, gerenciar os níveis de permissão para os administradores, criar, adicionar, editar e excluir plugins (programas) e extensões, e exportar e importar dados do site ou blog.
Quais as vantagens do WordPress?
Mesmo que uma empresa ainda não tenha um blog, o WordPress é o sistema adequado para que ela tenha um site que pretende lidar com conteúdo dinâmico. Algumas delas são:
Uso intuitivo: sem saber dominar códigos de programação
Como o sistema é fácil de usar, o usuário não precisa ter conhecimento em linguagem de programação.
Na hora de editar um texto, por exemplo, as palavras podem ser colocadas em negrito, o parágrafo ser justificado e a imagem inserida no conteúdo feita por meio de botões que o editor indica.
Grande parte das funções do WordPress está acessível a poucos cliques e não há necessidade de uma linha de código para criar um site para uma empresa de kit especiarias para drinks.
Fácil instalação
A instalação é rápida e dura entre 5 a 10 minutos, e isso se torna um diferencial comparado ao tempo de instalação dos concorrentes. As atualizações também são rápidas, podendo ser feitas de forma automática.
Alta oferta de plugins e extensões
Os plugins ampliam e melhoram a experiência de uso de um site, tanto para os administradores quanto para os que o visitam.
Existem extensões que permitem criar galerias de fotos, aumentar a segurança e melhorar a velocidade de carregamento das páginas de agenda personalizada atacado, por exemplo.
Explicando melhor, os plugins e extensões são como os hormônios esteróides que deixam um site ou blog mais forte e poderoso.
O bom de tudo é que o WordPress oferece uma quantidade enorme de plugins gratuitos para aprimorar o site.
Troca de templates sem modificar o conteúdo
Outro ponto a favor do WordPress é a mudança simplificada do template (modelo pronto de layout), sem prejudicar a publicação dos conteúdos já postados.
Por exemplo, imagine que o usuário está insatisfeito com o template atual do site de endereço fiscal para ecommerce.
Mesmo que ele já tenha dezenas de postagens publicadas no site, a mudança do conteúdo pode ser feita sem que se perca nenhuma das publicações postadas.
O que muda é a maneira como esses conteúdos passam a ser apresentados visualmente para o público que acompanha, é a característica flexível da ferramenta.
É utilizado em dispositivos móveis
O WordPress disponibiliza acesso à plataforma por meio de dispositivos móveis, como um smartphone ou tablet, podendo fazer o download do aplicativo para gerenciar o site de churrascaria delivery perto de mim, na palma da mão, quando precisar.
Sistema de código aberto
Como o código fonte do sistema é aberto, a plataforma permite que qualquer pessoa edite, aprimore e personalize suas versões, temas e plugins.
Apenas para modificar o código do WordPress e personalizar o site, é preciso ter conhecimento em programação ou contar com os serviços de um profissional na área.
Atualizações constantes
As atualizações do WordPress são constantes e podem ser feitas automaticamente no sistema. A recomendação é fazer a atualização manualmente.
O que pode ser feito com o WordPress?
Com essa plataforma é possível fazer muitas coisas como publicar conteúdos, criar fóruns e páginas, e controlar os visitantes do site. Além de:
- Gerenciar a publicação de conteúdo;
- Expandir o ambiente digital de um comércio;
- Criar uma intranet empresarial;
- Auxiliar na criação da extranet;
- Acessar sites direto de dispositivos móveis.
E ainda montar sites, dar suporte para colocar um site no ar, permitir integração junto às redes sociais, compartilhar artigos diretamente para as redes sociais, e criar portais de notícias.
Quais os plugins essenciais para usar o WordPress?
Os plugins são extensões que acrescentam novas funcionalidades e melhoram a experiência de uso da plataforma, conforme dito anteriormente.
Alguns deles são internacionais e outros nacionais, porém, são os que mais vale a pena conhecer e que são muito usados pelos desenvolvedores do sistema. São eles:
- Rock Convert;
- Yoast SEO;
- W3 Total Cache;
- Google Analyticator;
- Flare.
É importante destacar alguns dos plugins essenciais para o uso do WordPress.
Razões para migrar para o WordPress
Existem outros sistemas de gerenciamento de conteúdo de qualidade no mercado. Uns pagos e outros gratuitos, mas é muito difícil que algum deles seja superior ao WordPress, dada todas as suas funcionalidades e benefícios.
Há pelo menos quatro razões para que uma empresa migre o seu site para a plataforma, sendo elas a segurança avançada, o controle é total, usabilidade, e fornece interface de gerenciamento do site.
De que forma otimizar um site no WordPress?
Alguns truques produzem muito mais resultados para deixar um site funcionando no seu potencial máximo:
- Certifique-se de que o tema se adapta bem ao aparelho móvel;
- Mantenha as versões sempre atualizadas;
- Verifique se os plugins são compatíveis com as novas atualizações;
- Atualize o sistema manualmente, de preferência.
A plataforma do WordPress é muito completa, mesmo usando apenas os recursos básicos do jeito certo ela já é uma excelente solução de gerenciamento de conteúdo.
Considerações finais
O WordPress teve seu início apenas como uma plataforma de criação e gerenciamento de blogs. Mas, depois, ele se tornou um sistema de desenvolvimento para os mais diversos tipos de empresas que decidem criar seus sites.
Por essa plataforma ser intuitiva, gratuita e não necessitar de especialistas em códigos de programação, é possível publicar conteúdos e gerenciá-los bem de perto.
As inúmeras vantagens e ferramentas que ela disponibiliza, possibilitam o usuário a controlar o número de visitas em seu site, assim como acessá-lo direto dos dispositivos móveis.
Hoje, a plataforma do WordPress é referência no mercado de CMS. É segura, fácil de instalar e tudo o que é postado no site pode ser controlado, permitindo que os dados possam ser compartilhados diretamente nas redes sociais.
A plataforma pode adicionar, programar e editar as postagens, como também permite inserir imagens, vídeos e áudios aos sites.
A aparência do site também pode ser modificada, sem que o conteúdo postado seja prejudicado ou excluído.
Portanto, se uma loja quiser alavancar seus negócios criando um blog para expor seus produtos ou serviços, o WordPress é a melhor ferramenta disponível no mercado, nos últimos tempos.
As vantagens são inúmeras e o seu funcionamento é prático e muito fácil, mesmo para aqueles que desconhecem a área de programação de sistemas. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.