Qual a importância de ter um site para seu e-commerce?

site para seu e-commerce

Escolher um bom site para seu e-commerce é fundamental para fazer o negócio prosperar, afinal, as vendas acontecem por meio dessa plataforma. Mas antes que a modalidade de compra e venda pela internet se popularizasse, o site já era importante.

Ele funciona como o cartão de visita do negócio na web, além de ser o canal oficial da companhia, onde os consumidores podem conhecer mais sobre os produtos e serviços, entrar em contato, ver a opinião de outros clientes, dentre outras possibilidades.

O site também serve como base para as estratégias de marketing digital, pois é para onde o usuário será direcionado ao clicar no anúncio.

Mesmo que a companhia esteja presente nas redes sociais, sem o site não é possível fazer um planejamento de marketing completo. Esse canal é muito importante para os estabelecimentos físicos, que inclusive estão aproveitando para vender.

Porém, quando se trata de uma plataforma e-commerce, ter um bom site é indispensável, visto que este é o principal canal por onde a marca vende seus produtos.

Neste artigo, será esclarecido para que serve um site, sua importância, vantagens, o conceito de e-commerce, o que considerar na hora de escolher a plataforma e seus benefícios.

Função do site institucional

Antigamente, quando alguém precisava entrar em contato com uma empresa, consultava o número da lista telefônica. As pessoas também poderiam procurar soluções nos classificados do jornal ou outros tipos de impressos.

Hoje em dia, isso mudou totalmente, pois quando alguém precisa comprar um produto ou serviço ou simplesmente se comunicar com uma companhia, basta pesquisar no Google para encontrar a opção que deseja.

Por exemplo, se um usuário está pesquisando sobre instalação de rede para cobertura de quadra esportiva, vai encontrar diferentes sites de empresas que prestam esse serviço.

Com base nesse hábito, já dá para ter uma noção da função do site institucional. Trata-se de uma maneira atual de mostrar para os consumidores os produtos e serviços disponíveis, responder perguntas e até mesmo atender os clientes.

As redes sociais podem e devem fazer parte das estratégias de marketing do negócio, tendo em vista que elas ajudam a posicionar a marca, mas nada se compara ao site.

Ele serve como porta de entrada para novas oportunidades e sua importância vai muito além de ter um endereço oficial na web.

Importância do site para as empresas

O site já se tornou uma das principais ferramentas de posicionamento e divulgação para os negócios, transparecendo profissionalismo e organização.

Sua importância se deve ao fato de que ele ajuda a posicionar a companhia na internet, sendo o local onde os consumidores terão informações sobre a empresa, como:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Informações sobre os produtos;
  • Contato.

Também é o espaço onde a empresa pode divulgar suas ações filantrópicas, por exemplo, uma campanha de arrecadação de cobertor doação casal.

Contar com um espaço profissional gera impactos significativos na estratégia comercial, e está cada vez mais difícil para os negócios se posicionar adequadamente, mesmo diante dos avanços das redes sociais.

É o site que tem o poder de conferir mais credibilidade e aumentar a visibilidade da marca. Como falado anteriormente, os usuários têm o hábito de pesquisar o que precisam no Google.

Se o site tiver qualidade, o negócio será facilmente encontrado nos resultados de pesquisa, fortalecendo sua presença no meio digital isso a visibilidade.

Outro ponto está relacionado à credibilidade, pois uma empresa que sabe se posicionar por meio de seu portal, conquista a confiança dos consumidores, além de transmitir mais profissionalismo.

Mesmo que muitas pessoas estejam presentes nas redes sociais, sempre vão procurar pelo site institucional na hora de comprar ou resolver algum problema.

Isso porque a plataforma é vista como um ponto de segurança e o público sabe que ali terá informações confiáveis. Além disso, um fabricante de carimbo para tecido personalizado consegue ampliar seus canais de vendas.

Atualmente, essa plataforma é o canal de vendas mais seguro e tradicional, possibilitando que as organizações vendam suas soluções para pessoas do mundo todo.

Entenda o que é e-commerce

Como falado anteriormente, o site institucional pode ser usado para vender produtos e serviços da marca, mas existem empresas que atuam exclusivamente dessa forma, ou seja, negociam as soluções apenas pela internet, sem um espaço físico.

Em outras palavras, são negócios que estruturam o processo de compra e venda totalmente pela web, contando com ferramentas online para que seja possível vender.

Mas o conceito de e-commerce vai muito além de apenas criar um site, tendo em vista que se trata de um empreendimento totalmente diferente dos demais, por conta de sua estrutura e funcionamento.

Uma gráfica de impressão digital atende seus clientes no espaço físico, mas uma loja online que vende exclusivamente pela internet vai digitalizar integralmente processos básicos, como a venda em si e o atendimento ao cliente.

Por conta disso, outras automações são possíveis, como estoque, controle das finanças e estratégias de marketing. Tudo acontece de maneira fácil e ágil, embora seja necessário ter um planejamento estratégico maior para a logística.

Como escolher uma plataforma e-commerce

Vender pela internet se transformou em uma grande oportunidade de ter o próprio negócio, mas na hora de escolher a plataforma onde tudo vai funcionar, é necessário considerar alguns aspectos. São eles:

Escalabilidade

O objetivo de todo empreendedor é fazer com que o negócio cresça no futuro, mas muitos não sabem de que maneira isso vai acontecer.

Para uma plataforma e-commerce funcionar, é importante escolher um site que possa se ajustar ao crescimento da marca.

Segurança

Ao comprar crachá empresarial pela internet, o cliente fornece informações importantes sobre ele mesmo, como endereço, nome completo e dados do cartão de crédito.

A plataforma precisa ser segura o suficiente para proteger essas informações e evitar que elas caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

Variar as formas de pagamento

Uma boa plataforma de vendas precisa se integrar a diferentes formas de pagamento, sendo cartão de crédito, débito, depósito bancário, transferência eletrônica, pix, entre outras.

Ela precisa ser integrada a sistemas de gateways para que o cliente tenha mais liberdade na hora de escolher de que maneira deseja pagar suas compras.

Integrar com as redes sociais

Estar presente nas redes sociais é cada vez mais importante, sendo fundamental para aumentar as vendas no comércio eletrônico.

O Facebook possui dois bilhões de usuários ativos e o Brasil é o segundo país que mais utiliza a plataforma. É perfeitamente possível integrá-la ao site, para facilitar as compras, sem que o usuário precise sair da rede social.

Bom layout

Se alguém deseja procurar informações sobre dermatologista e alergista, provavelmente vai fazer isso usando o celular e isso acontece porque a maioria das pessoas acessam a internet por meio de seus dispositivos móveis.

Se as páginas não estiverem adaptadas para receber esse tipo de navegação, a tendência é o abandono, ou seja, o visitante vai sair do site e procurar o que precisa em outra plataforma.

Garanta que seu negócio conte com um site responsivo, que se ajuste perfeitamente a qualquer tamanho de tela e garanta uma boa navegação para os usuários, independentemente do tipo de dispositivo usado.

Benefícios do e-commerce para a empresa

Investir em uma loja virtual traz muitos benefícios para as empresas, clientes e empreendedores. A marca terá um canal de vendas funcionando 24 horas por dia, nos sete dias da semana, porque amplia os lucros do negócio.

Para uma empresa de serviços terceirizados, é uma forma de alcançar um público-alvo maior. Por conta disso, muitas marcas estão investindo em estrutura adequada para exportar suas soluções.

Ao contrário dos estabelecimentos físicos, não existem barreiras geográficas e ferramentas de rastreamento garantem que os produtos chegarão aos compradores, independentemente de onde eles estão.

Outro benefício é a redução de custos, visto que uma plataforma de vendas não precisa desembolsar os mesmos valores de uma loja física para pagar despesas, como aluguel, água, luz, salário de funcionário, dentre outros.

Hoje em dia, os profissionais procuram maneiras de economizar, e isso faz com que um escritório compartilhado para advogados, assim como espaços de coworking, entre outros.

Da mesma forma, os empreendedores podem expandir seus negócios por meio do e-commerce, sim precisar lidar com toda a burocracia e despesas de um negócio físico.

Considerações finais

Os clientes já perceberam todos os benefícios de comprar as soluções que precisam na internet. Os produtos são mais baratos e eles recebem no conforto do lar.

Os empreendedores, por sua vez, têm a oportunidade de expandir o negócio ou criar sua própria empresa, sem gastar tempo e dinheiro.

O principal investimento é a escolha de uma boa plataforma para estruturar a marca, depois, é só divulgar o nome da empresa e começar a vender. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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