O SEO local é um conjunto de estratégias de otimização que ajudam uma empresa a se destacar nas buscas realizadas em um determinado local. Seu objetivo é tornar seu negócio uma referência e atrair novos clientes.
Hoje, muitas pessoas buscam empresas online e podem entrar em contato com um negócio, visitar o estabelecimento e se tornarem clientes. Portanto, qualquer pessoa com um negócio local deve investir em SEO para se beneficiar dele.
Ao trabalhar com marketing digital, é fundamental estar atento à otimização para mecanismos de busca. A cada dia, o Google se torna mais informado sobre qualquer assunto, até mesmo sobre atendimento domiciliar ao idoso.
Ele também mostra aos usuários o endereço da loja e outras informações sobre possíveis soluções que os usuários procuram todos os dias. Essas pesquisas são realizadas por SEOs locais e levam a oportunidades para pequenas empresas.
É uma forma de potencializar o posicionamento da empresa e torná-la acessível para quem precisa, isso aumenta sua visibilidade.
Um exemplo disso pode ser investir em uma estratégia de SEO e é facilmente encontrada quando usuários pesquisam online por termos como “oficina mecânica perto de mim”.
Mas para que essa estratégia fique mais clara para os empreendedores, é fundamental esclarecer o que é o SEO local, como utilizá-lo corretamente, as ferramentas principais e os benefícios que ele pode trazer para os negócios locais.
O que é SEO local afinal?
SEO local é um conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca que visam melhorar o posicionamento de uma empresa toda vez que alguém busca por uma empresa em determinada área.
O objetivo é examinar o site e o perfil no Google Meu Negócio da empresa. Destina-se a pesquisas que incorporam uma componente geográfica, o que o distingue de outros SEO.
Por exemplo, se um usuário pesquisar algo como “aula de direção para habilitado“, adicionar a palavra “perto de mim” ao termo de pesquisa acionará o algoritmo de pesquisa local, que alterará a maneira como o Google exibe seus resultados.
O Google vê essa pesquisa de maneira diferente porque visa fornecer a melhor experiência possível para os usuários. Assim, quando um usuário busca por uma instituição próxima à sua localização, o site rapidamente entende sua necessidade.
A localização do indivíduo é fundamental para a triagem dos resultados, o que facilita a recuperação rápida da resposta desejada.
Devido ao crescente número de buscas por meio de dispositivos móveis, o componente geográfico tornou-se o aspecto mais significativo do Google.
Isso ocorre porque esses dispositivos acompanham os movimentos do usuário, exigindo que os buscadores forneçam respostas compatíveis com sua localização.
Independente do bairro, cidade, país ou estado, o Google sabe a localização da pessoa e dará respostas relevantes sobre o local.
Nesse contexto, para otimizar um site empresarial, o SEO deve divulgar explicitamente o endereço, as regiões que atende e o buscador que a organização que fornece aula de coreografia de valsa para debutantes, é importante na região em que atua.
Como otimizar o SEO de um negócio local?
O primeiro passo para a implantação do SEO local é a ativação do perfil da empresa nos principais sites buscadores atuais.
No Google, é possível inscrever e gerenciar o perfil da marca por meio da plataforma Perfil da Empresa. Deve-se criar uma ficha detalhada, incluindo o endereço da loja física, telefone e link da loja virtual.
Se a empresa possuir um blog de e-commerce, é possível otimizar o SEO local por meio da produção de posts com títulos que remetem à sua localidade.
Por exemplo, em caso de uma escola, deve-se criar artigos com títulos como “Como escolher a melhor escola de ensino fundamental escola particular da região”, “Escola de ensino fundamental particular”, entre outros.
Por que o SEO local é tão importante?
Todo tipo de negócio local, independente do ramo, requer SEO local. Por meio dele, os usuários podem explorar com mais eficiência a cidade em que estão e conhecer todos os tipos de estabelecimentos, incluindo:
- Lanchonetes;
- Academias;
- Lojas;
- Bares;
- Restaurantes.
Muitos outros tipos de negócios são localizados através de buscas locais, isso aumenta a oportunidade porque aumenta a visibilidade das organizações nos resultados da busca.
Além de valioso, o SEO local é importante por vários motivos. Uma delas é porque aumenta a visibilidade da empresa nas regiões onde atua, independentemente do tipo de busca do usuário.
Muitos outros tipos de negócios são localizados através de buscas locais, isso aumenta a oportunidade porque aumenta a visibilidade das organizações nos resultados da busca.
Além de valioso, o SEO local é importante por vários motivos. Uma delas é porque aumenta a visibilidade da empresa nas regiões onde atua, independentemente do tipo de busca do usuário.
No que diz respeito à busca local, essa otimização ajuda a posicionar um negócio entre seus concorrentes, aumentando assim a visibilidade.
Quanto maior o perfil, mais conhecida é a organização, ela recebe visitantes do site e do site, clientes em potencial entram em contato com e assim por diante.
Para um negócio de totem para exposição, é uma forma de divulgar a tomada de decisão. Dentro da jornada do consumidor, as buscas locais estão associadas à etapa de conversão.
Links bem posicionados têm mais credibilidade para os usuários que veem os resultados, pois as pessoas sabem que ocupam a primeira posição porque conquistaram a confiança da plataforma.
Quando se trata de busca local, eles mostram mais autoridade em uma região específica e conseguem se destacar de seus concorrentes.
Em última análise, para um fabricante de caixa de couro personalizada, as pesquisas locais permitem que as pessoas reconheçam a empresa para aqueles que não têm conhecimento sobre o campo.
As principais ferramentas para aplicar o SEO local
Existem algumas ferramentas essenciais para garantir que o SEO local seja bem desenvolvido e de fato possa trazer resultados. Dentre as diversas ferramentas, as principais são:
- Google Meu Negócio;
- Perfil de Empresa no Google;
- Semrush;
- Google Analytics;
- Keyword Tool;
- Google Keyword Planner;
- Google Alertas.
Mas apesar de serem muito úteis, é necessário que o dono do negócio ou gestor avalie quais as ferramentas que realmente funcionam para gerar os resultados que são desejáveis.
Quais os benefícios do SEO local para empresas?
As estratégias de SEO local são muito eficazes para empresas de vários portes de negócio, por isso, os negócios locais que desejam aumentar suas vendas podem usufruir de benefícios como:
- Aumento de visibilidade na região;
- Aumento da procura pela empresa;
- Aumento da autoridade na região;
- Atração de novos clientes;
- Aumento das vendas;
- Possibilidade de fidelizar clientes.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que, por exemplo, um negócio especializado em vender equipamento de telemetria veicular pode usufruir ao aplicar as estratégias de SEO local.
Como aplicar uma estratégia de SEO local?
Para aplicar uma boa estratégia de SEO local é fundamental seguir alguns passos fundamentais que garantem uma execução correta. Estes passos são:
Criar uma página no GMN
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que serve como um diretório empresarial online, similar às páginas amarelas das listas telefônicas.
Por meio dela, é possível registrar informações sobre a sua empresa para que potenciais clientes a encontrem mais facilmente.
Segundo dados do próprio Google, empresas que utilizam essa ferramenta têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários.
Buscar conseguir boas avaliações para o negócio
As avaliações dos clientes são relevantes para influenciar a decisão de outros potenciais consumidores, já que refletem as opiniões dos clientes sobre o negócio, sem interferência da própria marca.
Além disso, essas avaliações têm um impacto significativo no ranqueamento das páginas no Google, pois o buscador utiliza a percepção dos usuários para avaliar a qualidade do negócio.
A quantidade de avaliações e a pontuação média recebida são fatores importantes para o posicionamento da empresa na busca do Google. É importante incentivar seus clientes a deixar comentários e avaliações em seu perfil no Google Meu Negócio.
Enquanto os elogios devem ser agradecidos, as críticas exigem uma resposta da empresa, demonstrando que está disposta a resolver problemas e atender às necessidades dos clientes.
Desenvolver um site responsivo
A disponibilidade de um site responsivo é fundamental para as estratégias de otimização local de uma empresa, uma vez que as pesquisas mobile e buscas locais são amplamente utilizadas em movimento.
É essencial que o usuário possa acessar o site por meio de qualquer dispositivo, já que o Google reconhece essa tendência.
Desse modo, o Google prioriza os sites que oferecem essa possibilidade, portanto, as marcas que desejam se posicionar bem precisam investir em design responsivo.
A responsividade abrange a boa navegabilidade em qualquer tamanho de tela e a inclusão das informações mais importantes sobre um produto ou serviço, para aqueles que acessam pelo celular.
Dados como o telefone de contato e as orientações sobre como chegar ao local devem ser incluídos para facilitar a vida da maioria das pessoas.
Considerações finais
O SEO local tem como objetivo melhorar a experiência do usuário que busca produtos e serviços na região em que se encontra.
A adoção de boas estratégias de SEO pode ajudar as empresas a serem bem posicionadas nessas buscas e aparecer para as pessoas certas, que estão próximas e no momento adequado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.