O que é UX e por que é importante para sua empresa?

UX

UX é uma sigla para User Experience (experiência do usuário), uma área que se expande constantemente e gera muitas oportunidades de empregos e negócios.

Costuma ser atrelada aos mercados de internet, inovação e tecnologia, mas também pode ser trabalhada de outras formas. Isso porque independentemente do segmento de uma empresa, pode usar essa estratégia para ter clientes mais satisfeitos.

Na indústria criativa, o UX é mais usado para falar sobre design de experiência. É um serviço que costuma ser prestado por agências e profissionais para as organizações que querem melhorar o uso de seus produtos físicos e digitais.

A experiência do usuário é muito importante porque aumenta a satisfação dos consumidores e melhora consideravelmente os resultados obtidos.

Também está totalmente de acordo com os níveis de exigência dos consumidores atuais, que buscam uma experiência positiva com as marcas, antes de comprar qualquer coisa com elas.

O conceito de UX pode ser aplicado na elaboração e fabricação de produtos, mas também pode estar presente no site institucional, no atendimento ao cliente e em outras estratégias.

Por ser tão relevante, este artigo vai explicar o conceito de UX, os benefícios que ele oferece, por que investir nessa prática e falar um pouco da importância para as empresas.

Conceito de UX

UX é uma área que estuda a experiência do usuário, tendo como objetivo trazer melhorias nesse sentido.

Os profissionais do setor tentam compreender todos os aspectos que qualificam ou prejudicam a relação entre as pessoas, os produtos e serviços. Isso é feito mentalmente, compreendendo a posição do usuário e o comportamento das pessoas.

Dentro de um fabricante de piso laminado click durafloor, as melhorias na experiência do usuário acontecem por meio de pesquisas, entrevistas e testes.

Tudo isso gera insights que melhoram a experiência, o engajamento e a fidelização de clientes que podem se tornar em baixa dores da marca, por conta do nível elevado de satisfação.

Também existem profissionais do setor que são especializados em melhorar os canais digitais usados pelas empresas, como no caso de sites e aplicativos. O objetivo é torná-los mais intuitivos e fáceis de usar para que os usuários encontrem o que procuram.

Mesmo que a experiência de uso desses canais tenha pouca relação com a experiência ao usar o produto final, é algo indispensável para estabelecer uma boa relação entre empresa e consumidor.

Agora, quando as melhorias se voltam somente para a parte visual de sites e aplicativos, a organização está trabalhando a interface do usuário e não a experiência do cliente.

Benefícios do UX

Investir na experiência do usuário pode trazer muitos benefícios para alguém que esteja interessado em comprar capacho personalizado e para o fabricante desse produto. Entre eles estão:

  • Atender às necessidades dos usuários;
  • Menos retoque no produto;
  • Melhora da reputação;
  • Baixo risco de fugir do escopo;
  • Produtos mais competitivos.

Quando a marca faz um bom trabalho de UX, seus produtos são capazes de atender as necessidades dos usuários, visto que eles se tornam o foco do projeto, ajudando a desenvolver uma solução compatível com suas necessidades.

A partir do momento em que o usuário está no centro de um projeto, é natural que o produto final preciso de menos retoques após o lançamento.

A marca já testou o produto efetivamente, e isso traz uma abordagem mais barata para corrigir erros ainda durante o desenvolvimento.

O produto também será menos arriscado para a reputação da companhia, pois se a marca lançar o produto com problemas de usabilidade que prejudiquem a experiência do usuário, os consumidores vão achar que ela não é boa o suficiente.

Isso prejudica a reputação, assim sendo, investir em UX é uma medida de qualidade. Fazer um bom planejamento da experiência do usuário permite entender as necessidades das pessoas e do próprio negócio, evitando fugir do escopo.

A equipe é mais cuidadosa, evitando erros como mudança de foco ou direcionar o projeto para objetivos equivocados.

O material usado também será mais assertivo, independentemente de ser argila expandida pequena, ferro, plástico, entre outros.

Por fim, o UX é essencial para desenvolver soluções competitivas, pois durante a pesquisa, a organização descobre o que os concorrentes estão fazendo e como seu produto pode ser melhor.

Por que investir em UX design?

UX é um conjunto de práticas que considera vários processos, como design, acessibilidade, usabilidade, performance e marketing, e a partir do momento em que um projeto se inicia com base neste conceito, fica mais fácil oferecer uma boa experiência.

O investimento é importante porque conquista mais engajamento por parte dos consumidores, algo que valoriza muito a marca diante dos concorrentes.

É importante saber que 89% dos consumidores que tiveram uma experiência negativa começaram a comprar com os concorrentes, e os erros que acontecem na rotina geram retrabalhos que poderiam ser evitados.

Um fabricante de frasco de pump está sempre atento a isso porque os erros podem ser 4 vezes mais caros do que o próprio desenvolvimento do produto.

Também existe uma grande quantidade de projetos que são abandonados antes da conclusão por conta da má gestão de UX. Isso mostra que as empresas estão cada vez mais atentas à necessidade de trabalhar esse conceito.

Ele é capaz de trazer resultados tão ou mais eficientes do que às vezes estratégias de marketing e comunicação, sendo usado como uma ferramenta de aquisição de clientes.

Se o consumidor tiver uma experiência agradável e funcional, o produto passa a ser bem avaliado e as pessoas passam a indicá-lo para amigos e familiares. Como resultado, os lucros serão muito melhores.

Importância do UX

UX design é importante porque considera a perspectiva do usuário como base para a construção dos fluxos de experiência, podendo ser troca de informações, atendimento, o processo de compra, entre outros.

O ideal é que uma empresa de caminhão baú de mudança incorpore essa ideia pensando nas maneiras como ela pode melhorar as coisas para os clientes.

Ela precisa trabalhar para atender as pessoas da melhor forma, pois assim elas vão se sentir bem e confortáveis para manter contato com a organização.

Negócios que raciocinam com foco no cliente estão alinhados com os sentimentos das pessoas e elas percebem que isso acontece quando entram em contato qual a marca.

É muito importante estar atento e ser sincero em relação às emoções para se aproximar dos usuários, em uma das maiores oportunidades para mostrar tudo isso é quando existe um problema.

Os problemas fazem com que as pessoas se sintam indignadas, frustradas e chateadas, mas é a organização não puder corrigi-lo, precisa mostrar que compreende a situação e que vai trabalhar para melhorar.

Ao agir dessa forma diante de qualquer dificuldade, uma marca de saco silagem 200 micras consegue mostrar sua essência e a maneira como se comporta quando alguma coisa dá errado.

Também é muito importante investir na experiência do usuário para que os clientes se sintam bem, consequentemente, eles vão permanecer mais tempo com os serviços e estarão mais receptivos para novas compras.

A organização também consegue incentivar o marketing boca a boca para que outros consumidores conheçam seus produtos e serviços.

Lembrando que os clientes que têm uma experiência positiva antes da decisão de compra, também têm mais chances de conversão.

Mas o UX está muito além de conquistar consumidores novos, visto que ele também é capaz de fidelizar e gerar indicações.

Uma loja consegue encantar os compradores quando usa embalagem de papel para roupas personalizado para embrulhar as compras, baseando-se no conceito de UX.

A fidelidade é alcançada quando a pessoa sente a necessidade de comprar alguma coisa e logo se lembra de uma marca com quem teve uma experiência positiva.

É muito importante gerar boas lembranças na mente dos consumidores para garantir que eles tenham ótimas experiências, desde o primeiro contato com a empresa. Mais do que ter um cliente fiel, ela conquista um defensor que vai indicá-la para os outros.

É importante dizer que analisar a experiência do usuário também facilita o planejamento e reduz os retrabalhos, consequentemente, a organização terá menos custos e poderá poupar o tempo dos profissionais.

Ao contratar os serviços de um enfermeiro ao domicílio, o cliente precisa sentir que valeu a pena e esse sentimento se aplica a todos os segmentos do mercado.

Isso mostra que a organização soube superar as expectativas das pessoas, agregar valor e valorizar o investimento feito pelos clientes.

Considerações finais

A experiência do usuário é um dos aspectos mais importantes atualmente porque consegue oferecer para as pessoas exatamente aquilo que elas esperam obter com as marcas.

Independentemente do setor de atuação da companhia, investir em UX é muito importante para se destacar no mercado, superar a concorrência e melhorar os resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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