Entenda como o círculo cromático ajuda na vendas do seu site

Entenda como o círculo cromático ajuda na vendas do seu site

Você já ouviu falar no termo círculo cromático? Este é mais um dos termos que são importantes para a equipe de design, pois afeta a composição de cores, assim como a saturação e a luz.

Durante o desenvolvimento de um projeto de design, é essencial conhecer o círculo cromático para conseguir identificar quais são as melhores cores para um determinado projeto ou marca.

Esse círculo possui cores primárias, que são o amarelo, azul e o vermelho, assim como cores secundárias, que são o laranja, violeta e o verde. Além disso, a mistura das cores secundárias originam as cores terciárias.

É importante ressaltar que as cores possuem um grande impacto visual durante o processo de criação de uma marca e até mesmo para trazer algum sentimento ou emoção no público.

Por exemplo, cores como vermelho, amarelo e laranja são consideradas como quentes e conseguem chamar mais a atenção do cliente para um processo de venda.

Por outro lado, cores mais frias ou escuras podem reduzir a taxa de conversão e não são utilizadas em campanhas publicitárias.

Compreendendo sobre o impacto que a cor tem sobre a pessoa, fica muito mais fácil desenvolver uma campanha ou projeto em sua fábrica de porta de enrolar automática, loja de roupas, clínicas, ambientes comerciais, dentre outros.

Neste artigo, detalharemos sobre como o círculo cromático pode ser utilizado por sua empresa. Acompanhe os detalhes no decorrer da leitura.

A importância das cores para uma empresa

Quando o corpo humano, por meio dos olhos, capta a luz e leva essa informação ao cérebro, essa informação é traduzida por meio da cor.

Essa percepção visual existe exatamente porque as cores existem e causam um impacto e emoção nas pessoas.

Durante o processo de criação e elaboração de uma marca ou transportadoras em Ribeirão Preto, é muito importante conhecer e dar atenção ao desenvolvimento da identidade visual.

A identidade visual serve para representar uma empresa por meio da definição de um conjunto de cores.

Ou seja, é uma forma de representar sua marca e fazer com que ela seja conhecida pelos clientes. Inclusive, a identificação por cores contribui para o processo de reconhecimento da marca por meio do cliente, que está em contato com vários negócios.

No processo de criação da identidade visual, é comum criar um logotipo da marca, que funciona como um símbolo do negócio e utilizar a cor ou cores escolhidas.

Isso funciona não somente no processo de identidade visual da marca, mas também na criação de uma campanha publicitária no ambiente digital para promover um laudo engenheiro civil promocional, ou no ambiente físico.

Isso ocorre porque existe a chamada “psicologia das cores”, que demonstram que as cores afetam o comportamento humano e podem causar emoções sobre ele, causando um processo de compra ou rejeição de um produto.

Mas como o círculo cromático entra nessa história?

Como esse círculo compõe diversas cores que podem se complementar ou não, ele traz uma percepção visual para quem está produzindo conteúdo de quais são as melhores cores a se utilizar diante de uma campanha, definição de marca ou identidade visual.

Dessa forma, é essencial que a empresa dê uma atenção especial às cores que serão definidas em sua marca ou campanha, pois isso pode contribuir para incentivar o cliente a ter uma ação positiva.

A utilização do círculo cromático

A partir do entendimento sobre a importância das cores para uma empresa de laudo técnico elétrico, ou qualquer outro negócio, falaremos sobre as leis de harmonização que existem dentro do círculo cromático de cores.

Esse círculo divide as cores em:

  • Cores complementares;
  • Cores análogas;
  • Cores complementares decompostas.

Falaremos sobre cada uma dessas divisões a seguir.

O primeiro passo é entender o que são cores complementares, ou seja, elas estão opostos no círculo e por isso, apresentam um grande contraste. Como exemplo, podemos citar o vermelho, que é um cor primária, utilizado com o verde.

É importante utilizar as cores complementares com cuidado dentro de um projeto visual, seja ele do design ou até mesmo decorativo em sua empresa de divisória banheiro, pois uma cor pode acabar ofuscando a outra.

É preciso entender também sobre o uso das cores análogas. Essas cores estão do mesmo lado no círculo cromático, geralmente, uma ao lado da outra. Podemos citar como exemplo o verde, amarelo e laranja.

Na decoração de um local esse tipo de técnica é muito utilizada porque cria uma unidade de cor dentro de uma sala ou de um ambiente. Inclusive, isso pode trazer uma ideia de sofisticação para o local.

No caso de criar uma campanha no ambiente digital, depende muito da intenção da empresa. Se o objetivo for chamar a atenção do cliente ou até mesmo, vender mais, talvez esse tipo de combinação não funcione muito bem!

Por fim, no caso das cores complementares decompostas, elas estão dispostas no que é considerado como uma tríade, ou seja, existe a utilização de três cores equidistantes, que acabam formando um triângulo.

Como exemplo, podemos citar o azul, o verde e o vermelho. Esse tipo de ação é considerado bastante equilibrado do ponto de vista do design.

Entenda sobre as combinações

No processo de produção de conteúdo, criação de uma campanha publicitária ou até o desenvolvimento da identidade visual, é muito importante entender sobre as combinações das cores.

Geralmente, nesses casos, são utilizadas mais de uma cor, o que indica que saber combinar é essencial. Apresentaremos a seguir algumas das principais combinações para que você utilize da melhor forma em sua empresa de limpeza.

Combinações complementares

O primeiro elemento que merece destaque são as combinações complementares. Esse tipo de cor é conhecida pelo fato de agregar um contraste, ou seja, são tons que estão em lados opostos no círculo cromático.

Quando a campanha tem a intenção de passar uma ideia de energia, alegria, ou até mesmo, quando a intenção do designer é estimular a saturação, esse elemento pode ser uma excelente opção.

Combinação de 3 cores

O segundo elemento de destaque se dá pela combinação de 3 cores. Para isso, elas precisam estar equidistantes dentro do círculo cromático, o que traz um contraste elevado, mas com equilíbrio visual.

Esse tipo de ação é utilizada para trazer sensações de vibração e de intensidade.
Combinações Análogas.

Também existem as chamadas combinações análogas, que podem ser utilizadas com 2 ou mais cores, sendo que o ideal é combinar até 3 cores nesse processo.

As cores ficam adjacentes dentro do círculo e trazem uma ideia de tranquilidade.

Combinação em Fenda

O quarto ponto é a chamada combinação em fenda, que, basicamente, combina as cores complementares.

Nesse processo, é possível combinar uma cor primária com outras cores complementares.

Para identificar esses tons, é importante analisar os tons que estão no diâmetro oposto ao da cor primária, dentro do círculo cromático.

É possível apostar também na técnica do quadrado. Por exemplo, se você utilizar 4 cores que são na mesma distância uma das outras, é possível criar um efeito muito interessante e dinâmico.

Além disso, se você está pensando em criar uma campanha para sua empresa de revestimento 3D para sala, apresentamos alguns modelos e combinações de cores que podem te ajudar no desenvolvimento.

  • O branco é uma cor de fácil adaptação, com destaque para o azul e o vermelho;
  • O vermelho combina com verde, azul, amarelo e o preto;
  • O laranja é uma cor que combina com lilás, violeta, ciano, branco e o preto;
  • O verde combina com laranja, amarelo, cinza, preto e branco;
  • O lilás pode combinar com rosa, violeta, amarelo, laranja e branco;
  • O ciano pode combinar com marrom, rosa, amarelo e cinza.

Já o preto pode ser considerado com cor universal. Ou seja, ela é uma cor de fácil combinação com outras cores, sobretudo, quando falamos do contraste com o branco, com o laranja, vermelho ou até mesmo, o amarelo.

Conclusão

A partir do que dissemos neste artigo, é muito importante que sua empresa desenvolva uma identidade visual. Sem isso, ela não pode ser reconhecida diante dos clientes e muito menos, ser lembrada.

É preciso pensar em formas de consolidar sua marca e sem dúvidas, a escolha da identidade visual, desenvolvimento de logotipo e slogan são técnicas indispensáveis para quem quer ter um negócio.

Além disso, vale a pena ter atenção ao impacto que as cores têm na mente do cliente, levando em conta o entendimento sobre as combinações que apresentamos aqui.

Isso agrega credibilidade ao cliente, além de fazer com que sua atenção seja despertada para fazer uma compra ou saber mais sobre o seu negócio de esquadria de alumínio sob medida, por exemplo.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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