Cada vez mais, os gestores estão cientes da importância do uso da web. Porém, presença não basta: é fundamental buscar estratégias para vender mais no e-commerce.
De fato, assim que novos players entram nesse mercado, a concorrência também aumenta, exigindo ações de diferenciação e liderança.
Além disso, certos erros devem ser evitados para não ficar para trás, e as ferramentas certas devem ser aplicadas estrategicamente.
Para te ajudar, reunimos neste artigo algumas dicas valiosas para ajudar sua empresa a ganhar mais dinheiro no final do mês. Continue lendo para dicas para vender mais no comércio online!
Entenda como um e-commerce funciona
Para que o e-commerce entregue os resultados desejados, é necessário mais do que uma plataforma online poderosa e fácil de navegar.
Uma vez que o cliente seleciona o produto que deseja e faz uma compra, um processo de logística, entrega e retenção deve ser elaborado de forma eficaz.
Um bom planejamento logístico será a chave do sucesso, pois qualidade nesse quesito garante uma impressão positiva no segmento de consumidores que você almeja alcançar.
Especificamente, isso significa que o produto à venda será entregue na data e no local que você prometeu na plataforma virtual.
Ao se planejar, mapeie as principais etapas e fatores envolvidos em detalhes. Dessa forma, você terá meios para elencar as melhores estratégias para o seu negócio.
Dicas para vender mais no e-commerce
O trabalho de desenvolvimento na área de e-commerce no Brasil é um dos mais poderosos do mundo.
Por outro lado, os participantes do mercado são numerosos e utilizam técnicas cada vez mais sofisticadas.
Então, é preciso saber se destacar no meio para que mais pessoas queiram adquirir, por exemplo, porta de enrolar automática com você.
1.Diversifique os canais de venda
Diversificar os canais de vendas é fundamental para aumentar o alcance da sua loja e, consequentemente, vender mais online. Uma maneira inteligente de fazer isso é vender nos marketplaces.
Operar em mercados conhecidos e autorizados ajuda a incutir mais confiança nos consumidores, que podem sentir suspeitas ao comprar em um site desconhecido.
Inclusive, existem diversas opções de e-commerces de renome que possibilitam inserir os produtos na plataforma, como parceiros.
Com isso, as plataformas podem ser utilizadas para atrair novos clientes para revestimento 3D para sala e conquistar mais autoridade para seu negócio.
2. Otimize as páginas para conversão
A otimização do seu site é importante para ajudar os consumidores a encontrar você com mais facilidade e ter uma boa experiência de navegação em suas páginas.
Para isso, é necessário aplicar técnicas de SEO, utilizar palavras-chave de forma otimizada para que as pessoas que procuram produtos nos motores de busca encontrem o seu site.
Também é importante garantir que suas páginas sejam carregadas rapidamente. Use fotos de qualidade em suas páginas de produtos, mas certifique-se de que elas estejam otimizadas para que não afetem a velocidade de carregamento.
Preste atenção na descrição dos produtos ou serviços, como em laudo engenheiro civil. Preencha os detalhes técnicos e aproveite este espaço para trabalhar com mais palavras-chave.
Uma descrição completa e bem escrita deixará os consumidores mais confiantes na hora de comprar em sua loja.
3. Invista em uma boa plataforma
Se você é novo no mundo dos negócios digitais, saiba que escolher uma boa plataforma de desenvolvimento de sites é essencial para a satisfação e fidelização do cliente.
Existem várias opções de plataformas gratuitas, sendo o Wix e o WordPress dois exemplos.
No entanto, quando se trata de uma loja online, é preciso ter muito cuidado, afinal, você terá acesso a dados pessoais e sensíveis, como:
- E-mails;
- Senhas;
- Endereços;
- Informações de cartões.
A privacidade dos visitantes do seu site de esquadria de alumínio sob medida deve ser respeitada: só assim você terá a chance de ser indicado por eles.
É por isso que é importante pesquisar minuciosamente quem desenvolverá seu site online antes de iniciar um negócio.
4. Faça marketing digital constantemente
Depois que a loja está devidamente funcionando, o trabalho não acaba – muito pelo contrário, esse é só o começo!
É chegado o momento de você se dedicar à divulgação dela e, na web, isso passa obrigatoriamente pelo marketing digital.
Investir em anúncios em mecanismos de busca e redes sociais, marcar presença nas redes sociais e produzir conteúdo estão entre os pilares da atividade.
As campanhas devem ser feitas continuamente, sempre mensuradas para identificar o que pode ser alterado e o que manter.
Sem um planejamento consistente, o público-alvo em potencial do laudo técnico elétrico não chegará até ele. Serão oportunidades perdidas.
Sendo assim, é papel do gestor montar uma equipe capacitada para pensar em estratégias de marketing e colocá-las em prática.
5. Monitore a jornada do cliente
A jornada do cliente é definida como o caminho que um consumidor percorre por todas as interações, pontos de contato e experiências com o comércio eletrônico para concluir uma compra.
Os usuários que acessam seu site pela primeira vez podem não estar prontos para fazer uma compra.
É uma realidade bem diferente de outro usuário que já é um cliente fiel e fez muitas compras.
É essencial perceber que eles têm necessidades diferentes e o mapeamento da jornada serve exatamente para isso.
A produção de conteúdo, por exemplo, deve ser guiada pelo nível de familiaridade que cada lead tem com a empresa de limpeza.
Quem já conhece os detalhes não precisa de muitas informações, enquanto quem não conhece precisa. No entanto, ambos devem ter ciência da importância que adquirir o produto/serviço tem para solucionar seu problema.
6. Ofereça um atendimento impecável
É claro que a qualidade e popularidade de um e-commerce não depende apenas da navegabilidade ou dos bons preços.
É indispensável que a marca se dedique a oferecer um atendimento impecável. Sem isso, conseguir fazer novos negócios é praticamente impossível.
A internet se baseia muito em interações rápidas. Isso quer dizer que ninguém gosta de ficar esperando por uma resposta por muito tempo.
Hoje em dia, diversos tipos de lojas e transportadoras em Ribeirão Preto utilizam tecnologias de atendimento automático, auto atendimento e controle de processos logísticos.
Os chamados chatbots são robôs programados para atender às necessidades dos seres humanos e são muito recomendados para um atendimento de alto nível.
Não se resume ao primeiro contato. Depois que uma compra é feita, não esqueça de pedir um feedback e colocar estratégias de pós-venda em prática.
Tudo isso opera um papel fundamental no processo de fidelização e satisfação dos clientes.
7. Analise os produtos mais rentáveis
Trabalhar com e-commerce implica em avaliar bem os dados de navegação de cada cliente – e, a partir deles, identificar quais são os produtos mais chamativos.
É importante ter essa noção para segmentar público, definir estratégias de anúncios, landing pages e CTAs, entre vários outros aspectos.
Se a loja de departamentos percebe que a divisória banheiro é sucesso de vendas, pode até mesmo pensar em táticas de upselling e cross-selling, por exemplo.
Os pilares do e-commerce
Para finalizar, confira os pilares de uma estratégia adequada para e-commerce: divulgação, métodos de pagamento e transporte.
Divulgação
Para que sua loja tenha sucesso e alcance os objetivos propostos, aumente as vendas e atraia mais clientes para o seu negócio, é importante focar na escolha da plataforma que irá utilizar para divulgar seus produtos.
Como uma loja física que expõe seus produtos em uma vitrine, uma loja virtual precisa de um espaço dedicado à exposição de seus produtos.
Existem muitas plataformas no mercado para isso e você deve escolher aquela que melhor se adequa aos seus objetivos.
Métodos de pagamentos
Os métodos de pagamento disponíveis também devem ser uma consideração importante ao começar a planejar a abertura de um e-commerce.
Escolha as formas de pagamento mais populares como cartão de crédito, boleto, débito, carteiras digitais, entre outros.
É fundamental estar a par das tendências e novidades do mercado para dar agilidade aos seus clientes.
O Pix se tornou um meio de pagamento bastante utilizado e por isso você deve analisar a possibilidade de também incluí-lo.
Transporte
O método de envio deve ser o mais transparente e eficiente possível, mostrando claramente se é necessário efetuar o pagamento do frete.
Já existem muitas operadoras disponíveis no mercado que realizam esse tipo de serviço e você não precisará depender apenas dos Correios.
Ainda assim, é pertinente fazer uma boa pesquisa para determinar qual seria a melhor maneira de entregar.
A logística de transporte é muito importante e, portanto, deve ser feita da forma mais responsável e segura possível.
Garanta a qualidade da sua entrega e conquiste a confiança dos seus clientes fazendo com que eles voltem!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.