O Threads é uma função do Instagram que tem chamado a atenção de muitas empresas. É um concorrente do Twitter e aprender a utilizá-la é muito importante para aproveitar ao máximo todos os recursos de uma das maiores redes sociais do mundo.
Desde que o Twitter foi comprado por Elon Musk, vem passando por diversas mudanças que desagradaram boa parte dos usuários. Em pouco tempo, surgiram concorrentes em outras redes sociais.
É o caso do Threads, lançado pelo Instagram em julho de 2023. Embora até o momento não seja um sucesso absoluto, é inegável que está trazendo algumas mudanças para a plataforma.
Isso acontece porque a ferramenta conta com a base de usuários do WhatsApp, Facebook e Instagram, além de possuir toda a estrutura necessária para escalar a empresa.
Além disso, possui conhecimento sobre os sucessos e fracassos do uso dos Threads. Porém, independentemente de sua condição, o fato é que esse recurso pode ser usado pelas organizações e traz muitas vantagens.
Para aprofundar um pouco mais a respeito dele, este artigo vai explicar seu conceito, como funciona, qual é o objetivo dessa ferramenta e de que maneira as organizações podem se beneficiar ao utilizá-la em suas estratégias de marketing.
O que é Threads?
Threads é um aplicativo que possibilita conversas em texto, assim como o Twitter. Ele foi desenvolvido pela equipe do Instagram e os usuários podem publicar textos com até 500 caracteres, além de vídeos de até cinco minutos, fotos e links.
Ao integrar a conta do Instagram ao Threads, o usuário recebe um aviso de que as futuras versões do recurso terão acesso ao fediverso. Isso significa que futuramente ele será compatível com as redes sociais abertas.
Funcionamento do Threads
Antes de usar esse recurso, um estabelecimento que possui curso para motorista de ônibus rodoviário precisa compreender seu funcionamento.
Na plataforma, cada postagem é chamada de thread, e como falado anteriormente, o usuário pode publicar textos de até 500 caracteres, fotos e vídeos, entretanto, ainda não é possível misturar os conteúdos em uma única publicação.
É possível seguir outros perfis e se conectar com as pessoas, além da possibilidade de curtir, comentar ou replicar as postagens, assim como encaminhá-las para outros usuários.
Sendo assim, é possível decidir quem vai responder às publicações, podendo ser qualquer usuário ou apenas quem estiver seguindo a conta. A plataforma também possui um filtro que oculta termos específicos nos comentários.
A maior diferença entre o Threads e o Twitter é o fato de que ainda não possui uma área de trending topics para mostrar os assuntos mais comentados na rede. Porém, de acordo com a própria Meta, em breve isso será feito.
Objetivo do Threads
Uma companhia que produz laminadora de vidro pode usar essa rede social para estreitar a comunicação com seu público-alvo. Isso porque o principal objetivo é promover um espaço de interação para que as pessoas possam discutir diferentes temas.
Os usuários também podem formar comunidades, tanto entre eles quanto entre empresas, usando recursos como:
- Compartilhamento de textos;
- Imagens;
- Curtidas;
- Comentários.
Com isso, as pessoas podem se conectar, explorar interesses em comum e trocar ideias. Para as empresas, no entanto, é uma forma de obter diversos benefícios.
Benefícios do Threads para as empresas
A plataforma se apresenta como uma nova oportunidade para que as organizações impulsionem seus negócios na internet.
Uma de suas vantagens é a possibilidade de criar comunidades temáticas, pois as organizações criam perfis específicos relacionados aos seus produtos e serviços e isso incentiva o engajamento dos usuários, bem como o compartilhamento de informações.
Também é uma forma de melhorar o relacionamento com os clientes, tendo em vista a possibilidade de interagir ativamente com os usuários.
A companhia pode responder perguntas, fornecer informações úteis, compartilhar materiais exclusivos e ainda estabelecer uma relação de confiança com os seguidores.
Supondo que uma pessoa esteja procurando “cirurgia ortopedica no fêmur agendar”, pode encontrar o perfil de uma clínica no Threads e esclarecer dúvidas sobre o procedimento.
Para as corporações, a plataforma também representa uma oportunidade para coletar feedback, tendo em vista que se trata de um espaço valioso para envolver os consumidores na cocriação de produtos e na implementação de melhorias.
É fundamental entender que o surgimento de novas redes sociais é uma oportunidade para expandir o alcance da companhia, estabelecer uma conexão mais próxima com potenciais clientes e fortalecer o engajamento do público.
A integração do Threads ao Instagram traz vantagens significativas, pois oferece uma base de usuários conectada e uma infraestrutura para estratégias publicitárias que desviam os investimentos de anúncios no próprio Twitter.
Esse apelo ficou ainda mais evidente com grandes marcas do mundo todo estabelecendo sua presença rapidamente, logo após o lançamento da rede social.
O próprio Mark Zuckerberg recebeu elogios sobre o sucesso da plataforma em tempo recorde. A companhia também está engajando os influenciadores digitais para que compartilhem seus conteúdos no Threads, pelo menos, duas vezes por dia.
Trata-se de uma abordagem estratégica que ajuda a atrair um público substancial e valioso para qualquer corporação, como no caso de uma autoescola especializada em regularizar CNH bloqueada.
Aos poucos, a plataforma está implementando funcionalidades que aumentam sua atratividade para empresas e anunciantes que querem um espaço mais amplo e promissor no ambiente digital.
Ao criar um perfil, a empresa pode aproveitar recursos exclusivos, uma base de usuários expansiva e maneiras crescentes de fazer publicidade para fortalecer a presença digital.
Desde o início já se mostra como um canal muito bom para alcançar um público mais amplo e ter sucesso constante nas estratégias digitais, com isso, a companhia percebe uma evolução nos negócios online.
Como criar uma conta?
De maneira geral, uma corporação que distribui caixão simples não precisa ter um perfil no Instagram para utilizar o Threads, mas se tiver, basta baixar o aplicativo e na página inicial tocar em “entrar com o Instagram”.
Depois, vai abrir o Instagram e ir em notificações para aprovar o acesso. Em seguida, deve voltar ao Threads e aguardar o reconhecimento.
O usuário vai preencher o perfil ou clicar na opção “importar do Instagram” para completar as informações automaticamente. Feito isso, basta clicar em “continuar”.
É muito importante ler o funcionamento da plataforma e só depois tocar em “entrar no Threads”. Por outro lado, se a empresa não tiver um perfil no Instagram, deve baixar o aplicativo do Threads.
Em seguida clicar em “criar nova conta” e na próxima janela informar dados como nome completo e senha. A senha deve ter seis caracteres, misturando letras e números.
Em seguida, uma clínica com acompanhante de idoso noturno vai escolher se quer salvar suas informações diretamente no celular. Se quiser fazer isso, pode entrar automaticamente sem precisar informar nome de usuário e senha.
Se não quiser deixar as informações salvas, basta clicar na opção “agora não”. A próxima etapa é informar a data de nascimento e criar um nome de usuário.
Logo depois, deve informar o número de celular e tocar na opção “avançar” ou “cadastrar-se com o e-mail” para configurar uma forma de verificação.
Se o usuário tiver uma conta vinculada ao telefone ou e-mail, o Thread vai perguntar se deseja entrar com uma conta existente. Se estiver criando uma conta totalmente do zero, basta selecionar a opção “criar nova conta”.
Sendo assim, uma corporação que disponibiliza curso primeira habilitação precisa acessar o aplicativo de SMS ou a caixa de entrada do e-mail para buscar a mensagem do Instagram.
Logo depois, vai inserir o código de verificação com seis dígitos e clicar na opção “avançar”, em seguida, basta tocar na opção “concordo”.
Para começar a usar a plataforma, é necessário adicionar pessoas, e para isso, o usuário deve procurar os perfis na aba da lupa.
Antes mesmo de começar a escrever já vão aparecer algumas sugestões de contas, então, basta começar a segui-las para acompanhar as postagens.
Para adicionar um perfil específico, deve-se digitar o nome no campo de busca e logo depois tocar em “seguir”.
As pessoas que estiverem seguindo uma entidade que realiza gerenciamento de resíduo verão suas publicações na primeira aba. Bem semelhante ao Twitter, é possível curtir, comentar, republicar ou citar o perfil.
Além de compartilhar as publicações em outros aplicativos, elas também podem ser postadas no Instagram, e para fazer isso, basta clicar no botão de compartilhamento e escolher a rede social.
Considerações finais
Não é novidade para as empresas o quanto é importante que elas tenham perfis ativos nas redes sociais.
Essas plataformas são essenciais para o planejamento de marketing porque ajudam as marcas a se aproximarem do público-alvo.
Elas fortalecem a comunicação, estreitam o relacionamento com os usuários e geram oportunidades valiosas para os negócios.
Cada vez que uma nova rede social surge, a empresa encontra uma maneira de expandir seu relacionamento com os consumidores, como é o caso do Thread.
Inseri-lo no planejamento de marketing trará muitos benefícios para a companhia, assim como o Instagram e outras plataformas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.